Motoristas pedem melhorias na RJ-130 em Nova Friburgo após série de acidentes

Moradores cobram mais segurança no trânsito da RJ-130 em Nova Friburgo
Quem passa pela RJ-130, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, tem cobrado melhorias urgentes na segurança da via. A principal reclamação é a falta de redutores de velocidade, especialmente na entrada da cidade, perto do bairro Duas Pedras, ponto onde moradores e comerciantes afirmam que acidentes são frequentes.
“É um barulho que assusta. Todo dia tem algum acidente aqui”, contou o jardineiro, Cleideumar Lopes.
Para o diretor de vendas, Tarcísio Ruback, os acidentes constantes refletem a necessidade de intervenções imediatas na estrada.
📱 Siga o canal do g1 Região Serrana no WhatsApp.
Os registros confirmam a preocupação: de janeiro até 13 de outubro, foram 698 acidentes, contra 654 no mesmo período do ano passado. Até agora, Nova Friburgo já contabiliza 767 ocorrências de trânsito, segundo o Corpo de Bombeiros.
O trecho crítico fica na altura do bairro Duas Pedras. Além da imprudência de alguns motoristas, as condições da via agravam o problema. Há quase quatro anos, o governo do estado iniciou uma obra de recapeamento e manutenção dos 68 km da rodovia, mas apenas 60 km foram concluídos.
A pavimentação precária e a pouca sinalização permanecem nos últimos 8 km, entre o bairro Cardinot e Duas Pedras.
“O problema não é só imprudência, mas também a falta de sinalização adequada. Em muitos casos, acidentes poderiam ser evitados”, afirma o especialista em trânsito, Walter da Silva Santos.
Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que vai enviar equipes para reforçar a sinalização e que a contratação da empresa responsável pelos radares eletrônicos já foi aprovada e aguarda publicação no Diário Oficial para instalação.
Sobre o recapeamento da RJ-130, o estado disse que a empresa responsável abandonou os trabalhos e que uma nova licitação está em andamento para concluir os 8 km restantes da pavimentação.
Falta radares e pavimentação precária preocupa moradores e comerciantes
Divulgação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *