MS sob alerta: frente fria traz perigo de hipotermia para rebanhos bovinos


Segundo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (Iagro), a colaboração dos produtores é essencial para garantir a segurança sanitária e alimentar do rebanho. Em 2024 foram mais de 3 mil bovinos mortos por hipotermia, em 2023 morreram 2.725
Iagro
A primeira onda de frio intensa do ano atingirá Mato Grosso do Sul nesta semana e os termômetros podem chegar a 0ºC em alguns municípios do estado, segundo análise dos técnicos do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/MS).
Devido a previsão, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (Iagro) emitiu um alerta sobre os riscos de hipotermia em bovinos. Em 2024, milhares de animais morreram por causa das baixas temperaturas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Conforme o alerta, a falta de suplementação alimentar adequada, a ausência de abrigos contra tempestades e aspectos relacionados à idade, raça e localização dos animais na propriedade são fatores que agravam a situação.
Segundo a Iagro, a colaboração dos produtores é essencial para garantir a segurança sanitária e alimentar, bem como preservar a credibilidade do setor produtivo do estado no mercado nacional e internacional.
Medidas recomendadas
garantir suplementação alimentar suficiente, especialmente nos períodos secos e durante as frentes frias;
providenciar abrigos ou áreas protegidas para minimizar os efeitos de condições climáticas extremas;
manter acompanhamento veterinário regular do rebanho;
e seguir rigorosamente o calendário oficial de vacinação e manejo sanitário.
*Estagiária sob supervisão
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *