
Musical do Tim Maia em São Paulo
Stephan Solon
Com roteiro de Nelson Motta e baseado no livro “Vale Tudo: o som e a fúria de Tim Maia”, o musical que entrou em cartaz no último dia 16, em São Paulo, é um grande espetáculo dentro de um espetáculo — que faz cantar, dançar, rir e chorar, tudo na medida certa.
E boa notícia: não é preciso ser fã do Síndico pra apreciar ‘Tim Maia – Vale Tudo’. Mas fique sabendo que você vai sair do teatro já montando uma playlist com os sucessos do artista.
Thór Junior, o ator que encarna Tim Maia no palco, é um fenômeno, assim como sua voz, que se confunde facilmente com a do cantor. Se ficar alguns segundos de olhos fechados e ouvidos abertos, é possível sentir a presença dele, que nos deixou em 1998.
O texto é fluido e sabe brincar com a quebra da 4ª parede, o que faz com que o público se sinta parte fundamental da peça.
Destaque também para a participação dos três Absolutos, que conduzem a narrativa durante boa parte do espetáculo (olho no ator Jow Black) ao lado das Primaveras.
Uma escolha acertada da direção foi deixar Thór cantar apenas nas músicas, transferindo as falas cantadas para o excelente elenco de apoio. Além disso, a seleção dos clássicos de Tim Maia para o repertório foi um diferencial: despertou no público um envolvimento maior com o musical e aproximou a plateia, que cantou junto como se fosse um show — às vezes até em pé.
Entre os momentos mais sensíveis do musical estão os duetos entre Tim e Gal Costa (Vanessa Mello), Tim e Elis Regina (Elá Marinho) e Tim e Sandra de Sá (Aline Cunha). Aline, inclusive, também faz a mãe do cantor em uma dobradinha que emociona. Algumas pessoas chegaram a chorar ao som de “Você”, que é interpretada num momento especial da peça.
Para completar o espetáculo, o humor quase nunca sai de cena. Há espaço até para um stand-up comedy protagonizado por Thór. Também não tem como deixar de falar do Roberto Carlos de Vinícius Loyola, que faz um Rei extremamente caricato e faz rir cada vez que abre a boca.
A nova versão do musical, que teve primeira montagem em 2012, conta com 20 hits de Tim Maia. Fãs de longa data e da nova geração poderão celebrar o legado do artista com músicas como “Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)”, “Azul da Cor do Mar”, “Vale Tudo”, “Acenda o Farol” e tantos outros clássicos.
“Mesmo sem meu pai fisicamente entre nós, sua musicalidade, genialidade, sua história e sua força seguem vivíssimas entre nós. Tenho o máximo respeito ao legado que me foi confiado e o administro com o coração, fidelidade e muita seriedade. Esse musical é por ele e feito para vocês”, afirmou Carmelo Maia, filho de Tim.
O musical percorre a trajetória do Síndico desde a juventude nos Estados Unidos e no Rio de Janeiro até a consagração como um dos maiores nomes da música brasileira.
Tim Maia — Vale Tudo, o Musical
📍Onde: Teatro Claro MAIS SP (Shopping Vila Olímpia) – R. Olimpíadas, 360
📅Quando: até 21 de dezembro de 2025
⏰ Horários: quintas e sextas, às 20h; sábados, às 16h e 20h; domingos, às 15h e 19h
🎟️Preços: ingressos de R$ 22,50 a R$ 350 no site do espetáculo
Musical Tim Maia em SP
Gustavo Honório/g1