Nove pessoas foram detidas enquanto vendiam 270 aves silvestres no sábado (20) e domingo (21), nas cidades de Feira de Santana e Santo Estevão, no interior da Bahia.
Segundo a Polícia Militar, cinco pessoas foram conduzidas à Central de Flagrantes, em Feira de Santana, após agente da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA/Pituaçu) apreenderem 61 aves silvestres que estavam sendo vendidas irregularmente na feira de animais da Praça Lineu Cerqueira da Silva, em Santo Estevão.
No domingo (21), os policiais realizaram a “Operação Intensificação” em Feira de Santana, onde resgataram 209 aves silvestres, na Feira Livre da Estação Nova. Durante a ação, quatro homens foram conduzidos à delegacia pela prática de crime ambiental.
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, é crime matar, perseguir, caçar, capturar ou manter em cativeiro animais da fauna silvestre sem autorização. A infração prevê pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa.
A Polícia Militar informou que as aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/Pituaçu), em Salvador, onde receberão atendimentos para reinserção ao habitat natural.