Obra da barragem de Atalaia chega à fase de terraplanagem do sangradouro


Barragem possui coroamento de 2.581 m, altura de 24 m
Ascom Idepi
A construção da barragem de Atalaia, localizada no município de Sebastião Barros, no extremo Sul do Piauí, alcançou uma etapa fundamental: a terraplenagem do sangradouro. A obra executada pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) é considerada uma das mais importantes intervenções de infraestrutura hídrica do Estado.
Com investimento de R$ 55,2 milhões, provenientes do Tesouro Estadual e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o empreendimento se destaca pela grandiosidade de sua estrutura. A barragem possui coroamento de 2.581 m, altura de 24 m e capacidade para acumular até 211 milhões de m³ de água, volume suficiente para transformar a realidade hídrica de Sebastião Barros e municípios vizinhos. A obra tem previsão de conclusão prevista para 2026.
Barragem será marco para o semiárido piauiense
Ascom Idepi
A Barragem de Atalaia representa esperança e prosperidade para o Sul piauiense. Sua conclusão garantirá o abastecimento regular de água para a região, contribuindo diretamente para a agricultura irrigada, piscicultura, pecuária e outras atividades econômicas que dependem do uso sustentável dos recursos hídricos.
“A Barragem de Atalaia é um marco para o semiárido piauiense. Ela trará inúmeros benefícios, assegurando o abastecimento humano e a sustentabilidade produtiva, além de gerar empregos e melhorar a qualidade de vida das comunidades locais”, ressaltou o diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio.
O diretor de Recursos Hídricos do Idepi, Diego Salazar, destacou a importância da fase atual da obra. “A terraplenagem do sangradouro é um avanço essencial, pois essa estrutura é responsável por garantir a segurança da barragem, controlando o escoamento da água em períodos de cheias. É um indicativo de que o projeto segue em ritmo acelerado e dentro dos padrões técnicos exigidos”, explicou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *