Operação contra garimpo ilegal encontra balsa que seria usada na extração de ouro em Cambuquira e autua empresa


Polícia continua operações contra o garimpo ilegal no Sul de Minas
Uma operação contra o garimpo ilegal autuou uma empresa que montava uma base para explorar a mineração de ouro no Rio Lambari, em Cambuquira (MG).
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
Após denúncias, a Polícia Militar do Meio Ambiente encontrou uma balsa que seria utilizada para extração em uma fiscalização realizada na primeira quinzena de outubro. A análise da documentação apresentada constatou que a situação era irregular e a empresa não tinha outorga do Instituto Estadual de Gestão das Águas.
Polícia Militar do Meio Ambiente encontra material de garimpo às margens do Rio Lambari, em Cambuquira
ONG Nova Cambuquira
A empresa que estaria montando a praça de garimpo foi autuada e obrigada a retirar os equipamentos. Ninguém foi preso. O caso será enviado ao Ministério Público de Cambuquira.
Em agosto, a Polícia Militar do Meio Ambiente montou a operação “Fogo no Garimpo” e desde então dezenas de dragas de mineração foram apreendidas e algumas pessoas foram presas.
“O cenário que a gente encontra é bem degradante porque o material que não serve acaba ficando no leito do rio, causando o assoreamento em muitos casos”, relata o sargento Marcos Vinícius Santos, que disse também que os impactos da mineração podem ser graves: “Pode ser que ocorra o uso de mercúrio, que é um material que vai contaminar peixe, água, e a gente tem a situação da captação que a gente faz no Rio Verde que é água de uso comum para todos.”
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *