
Operação em Joinville apreende 212 aves mantidas em cativeiro para venda ilegal
Quatro homens foram presos em flagrante nesta terça-feira (28) durante a Operação Gaiola Vazia, realizada pela Polícia Civil em Joinville, no Norte de Santa Catarina. Eles vão responder por receptação qualificada, associação criminosa e maus-tratos a animais.
O objetivo da operação é combater o comércio ilegal de aves silvestres. No total, 212 aves foram resgatadas, entre eles 211 passeriformes e um psitacídeo, grupo que inclui papagaios, araras, periquitos e maracanãs. A maior apreensão aconteceu no bairro Aventureiro.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
As prisões ocorreram durante o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, pela Delegacia de Proteção Animal de Joinville. Participaram também equipes da Delegacia de Blumenau, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e da Polícia Científica.
As buscas foram realizadas nos bairros Vila Nova, Aventureiro, Boehmerwald e Bom Retiro. A operação é fruto de uma investigação que começou há cerca de três meses.
Comércio ilegal de aves
De acordo com a Polícia Civil, o grupo vendia aves silvestres e anilhas de forma contínua. Para alguns dos suspeitos, essa atividade era a principal fonte de renda.
As aves foram encaminhadas ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. Elas passarão por reabilitação antes de serem devolvidas à natureza. A polícia segue investigando para identificar outros envolvidos.
Aves silvestres são resgatadas em operação contra tráfico de animais em SC
Polícia Civil de Santa Catarina
LEIA TAMBÉM:
Intoxicação por refrigerante: laudo preliminar não detecta substâncias suspeitas e análise segue
Gigante dos laticínios anuncia fábrica em SC para processamento de 1 milhão de litros de leite por dia
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias