
Operação contra o tráfico de drogas em Vitória prende oito pessoas
Uma operação da Polícia Civil contra o tráfico de drogas prendeu oito pessoas até o início da manhã desta terça-feira (9), sendo sete em Vitória e uma na Serra, Grande Vitória. A ação foi realizada no Complexo da Penha, que abrange os bairros da Penha, Bonfim, Itararé, Consolação e São Benedito.
Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de prisão temporária e 40 de busca e apreensão, com a participação de mais de 60 policiais.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O delegado do Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat), Leonardo Vanaz, informou que os principais alvos eram traficantes que despontavam como possíveis líderes de facções criminosas.
“Essa foi uma operação que decorreu de uma investigação contra membros do Primeiro Comando de Vitória (PCV). Foram meses de investigação e foi possível chegar a esses alvos. Eram indivíduos que exerciam funções de gerência de pontos de venda do tráfico, responsáveis por fazer a contabilidade, contato com fornecedores e manter a boca de fumo abastecida. Além dos gerentes, indivíduos que fazem a função de contenção e atuam como braço armado, sempre prontos para confrontos com a polícia ou grupos rivais”, destacou o delegado.
LEIA TAMBÉM:
GUERRA DO TRÁFICO: Saiba quais são as principais áreas de conflito entre facções criminosas na Grande Vitória
VÍTIMAS ESTAVAM EM MOTO: Guarda municipal é acionada para acidente de trânsito e encontra casal morto a tiros no ES
INJÚRIA RACIAL: Dentista bate-boca em boate, xinga garçom negro e é presa em Vitória
Operação Octopus busca investigados pelos crimes de tráfico de entorpecentes e Organizações Criminosas em Vitória, Espírito Santo
Divulgação/Polícia Civil
Dentre os presos, o delegado destacou que dois já possuíam histórico de confrontos armados com a polícia e eram indivíduos de alta periculosidade.
A polícia apreendeu durante a operação diversos celulares, computadores, máquinas de cartão de crédito, rádios comunicadores, dinheiro em espécie, dentre outros.
“São prisões importantes para evitar que surjam novas lideranças e para limitar a ação da facção na comunidade. Agora o objetivo é concluir as investigações e fazer com que esses indivíduos sejam denunciados pelo Ministério Público e sejam efetivamente condenados pelos crimes que praticaram”, comentou o delegado.
A Operação Octopus foi realizada pelo Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT) da Polícia Civil, em parceria com a Subsecretaria de Estado de Inteligência (SEI/SESP), com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP) e da Divisão de Escolta e Recaptura (Derp/Recap) da Polícia Penal do Espírito Santo.
Operação da Polícia Civil prende 8 pessoas em Vitória e na Serra, Espírito Santo
Divulgação/Polícia Civil
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo