Pacientes em tratamento de câncer recebem visitas terapêuticas de cães em Fortaleza.
Pacientes em tratamento de câncer receberam visitas terapêuticas de cães no Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO). O projeto “CãoTerapia”, do Corpo de Bombeiros do Ceará, promove a cinoterapia, técnica que utiliza cães especialmente treinados para auxiliar em processos terapêuticos e de desenvolvimento humano.
O Corpo de Bombeiros informou que os cães do projeto, integrantes do canil da corporação, são adestrados para serem dóceis e sociáveis. Eles cumprem um papel na redução da ansiedade, no estímulo à socialização e no fortalecimento do equilíbrio emocional dos participantes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Segundo o capitão Eliomar Alves, comandante do canil e coordenador do CãoTerapia, o projeto é uma forma de ampliar a missão essencial dos bombeiros: servir e cuidar da comunidade.
LEIA TAMBÉM:
Equipe médica concluiu parto com ajuda de lanternas durante incêndio no Hospital César Cals, em Fortaleza
Pacientes que teriam consultas e exames no Hospital César Cals, em Fortaleza, terão atendimentos remarcados
“Os cães bombeiros são treinados para salvar vidas, mas também para levar conforto, esperança e afeto. É gratificante ver como o vínculo entre o homem e o animal pode transformar momentos de dor em sorrisos e esperança. A CãoTerapia é uma extensão da nossa missão de servir e cuidar das pessoas em todos os contextos”, destacou.
O comandante do CTDH, tenente-coronel George Girão, ressaltou a importância da iniciativa. “Utilizar cães treinados como facilitadores em atividades terapêuticas e educacionais promove, de forma significativa, o bem-estar e o desenvolvimento dos pacientes”, afirmou o militar.
Para a terapeuta ocupacional Patrícia Citó, do CRIO e da Associação Nossa Casa, a presença dos cães trouxe leveza e alegria ao ambiente hospitalar. “A visita dos cães proporciona conforto aos pacientes, que convivem diariamente com rotinas de dor, exames e tratamentos intensos. Além disso, foi um momento de alívio e emoção para a equipe de profissionais que lida com o sofrimento humano todos os dias”, avaliou.
A iniciativa, realizada por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), também reforça o papel social do Corpo de Bombeiros, que vai além das operações de emergência, atuando de forma humanizada em diferentes contextos da sociedade.
Projeto “CãoTerapia” é realizado pelo Corpo de Bombeiros Militares do Ceará.
Corpo de Bombeiros/Reprodução
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará