Eduardo Paes afirma que Jaé opera bem no primeiro dia útil de exclusividade e que problemas são ‘pontuais’
O prefeito Eduardo Paes afirmou, em entrevista ao Bom Dia Rio na manhã desta segunda-feira (4), que o Jaé, sistema de bilhetagem da prefeitura, opera bem mas “problemas pontuais” podem acontecer. Ele acompanha as ocorrências no Centro de Operações Rio (COR) desde 5h. O sistema está no primeiro dia útil de funcionamento exclusivo no transporte público.
“Nesse sistema novo, a prefeitura passa a ter controle sobre ele. A operação está indo bem, temos 76% das viagens rodando com o Jaé. São mais de 3 milhões de viagens por dia. Mas existem problemas pontuais”, disse Paes.
O prefeito citou o exemplo de uma pessoa que recebeu o cartão, mas, no aplicativo, ele aparece como “em produção”. Alguns passageiros reclamam que colocaram saldo no sistema, mas ele não aparece.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Validador do Jaé, sistema de bilhetagem da Prefeitura do Rio
Reprodução/ TV Globo
“A pessoa não vai perder o dinheiro. Eu sempre insisto na história do aplicativo porque é muito simples, os cariocas são digitalizados e todos usam aplicativos nos celulares. Quem receber o cartão e estiver validando, os saldos estão depositados. Os problemas são pontuais e sempre existe o caminho da reclamação”, completou o prefeito.
Paes voltou a ressaltar que o sistema do Jaé representa mais transparência no controle do volume de passageiros e fluxo de dinheiro que circula no sistema, em comparação com a gestão da Riocard.
Fim de semana
Prefeito Eduardo Paes acompanha funcionamento do cartão Jaé no Centro de Operações Rio
Reprodução/ TV Globo
A partir de sábado (2), o Jaé passou a ser o único sistema de bilhetagem aceito nos meios de transporte geridos pelo poder municipal. São eles: ônibus municipais, BRT, VLT, vans legalizadas e cabritinhos. O metrô também passou a aceitar o Jaé.
O Riocard passa a não ser mais aceito, com exceção do Bilhete Único Intermunicipal (BUI).
No primeiro fim de semana de uso exclusivo do Jaé, a cidade contou com cerca de 2 milhões de embarques no transporte público municipal e 75% de uso do novo sistema.
O número representa um aumento de 370% em comparação com o fim de semana anterior.
Quadro resume como fica a bilhetagem nos transportes do Rio com o Jaé
Infografia: Kayan Albertin/g1
Para quem ainda não tem o cartão, a opção é pagar com o QR Code do aplicativo do Jaé, disponível nas lojas dos aparelhos de sistema operacional iOS e Android.
De acordo com a prefeitura, o sistema conta com 3,3 milhões de cadastros. Em julho, 22 milhões de viagens foram registradas, com 1,1 milhão de embarques diários, em média.
Ainda segundo o poder municipal, 1,37 milhão de cartões físicos foram entregues e mais de 161 mil cartões estão nas lojas esperando pelos donos. Mais de 38 mil também estão em produção.
As únicas pessoas autorizadas a continuar com o Riocard no transporte municipal são os beneficiários do Bilhete Único Municipal (BUI), que é um passe dado pelo governo do estado a pessoas com renda de até R$ 3.205,20. Para as pessoas com esse cartão, haverá um leitor específico nos veículos.
O cartão Jaé, sistema de bilhetagem da Prefeitura do Rio
Reprodução/ TV Globo
Empresas
A aquisição do cartão Jaé para os funcionários que utilizam vale-transporte deve ser diretamente pelas empresas empregadoras.
As empresas que ainda não receberam todos os cartões devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Transportes por meio dos canais de atendimento. O QR Code pode ser usado enquanto os trabalhadores não recebem o cartão físico.
Validador do Jaé
Reprodução/TV Globo
Metrô
O cartão também passou a ser aceito no metrô. A concessionária informou que todos os outros meios de pagamento continuam funcionando.
Porém, é preciso atenção porque alguns benefícios tarifários só funcionarão com cartões específicos.
A tarifa social ou Bilhete Único Intermunicipal funcionarão apenas com o Riocard. Se o passageiro é elegível e utiliza algum desses benefícios, deve continuar usando o cartão para não perder os descontos tarifários.
As integrações com os ônibus municipais e o BRT serão mantidas no Riocard para quem estiver habilitado no BUI e na tarifa social.
Caso o passageiro utilize o Bilhete Único Carioca, precisará do cartão Jaé para garantir a tarifa integrada nos ônibus municipais e no BRT. A integração com as vans funcionará apenas com o cartão Jaé.
Saldo
Cartão Jaé
Reprodução/TV Globo
O saldo do cartão Riocard não será transferido de forma automática para o Jaé. Quem quiser recuperar o valor precisa solicitar o cancelamento do cartão Riocard em uma loja física ou pelo atendimento online.
O reembolso será feito por depósito bancário, vinculado ao CPF do titular, sem cobrança de taxas. O prazo médio é de 10 a 15 dias úteis.
Para quem recebe o Riocard pela empresa, é necessário apresentar uma declaração do empregador autorizando a devolução.
Gratuidades
Quem utiliza as gratuidades já usa o Jaé desde o dia 5 de julho. São os seguintes grupos:
Maiores de 65 anos;
PCDs e Doentes crônicos vinculados às unidades de saúde da cidade do Rio;
Alunos da rede pública de ensino fundamental e ensino médio da cidade do Rio;
Universitários beneficiados por programas de cotas do Governo Federal ou Programa Universidade para Todos (IES);
Alunos universitários hipossuficientes.
Os idosos que não tiverem o cartão Jaé podem acessar os meios de transporte apenas com o documento de identificação com foto.
Onde ser atendido
Bangu: Nave do Conhecimento Padre Miguel (Rua Bom Sossego 380)
Barra da Tijuca: Terminal BRT Alvorada ou Terminal BRT Jardim Oceânico
Botafogo: Rua Dona Mariana 48
Campo Grande: Super Posto Centro Esportivo Miécimo da Silva (Rua Olinda Ellis 470)
Centro: Super Posto Clube dos Servidores, na Rua Ulysses Guimarães, ou a sede da prefeitura (Cass), na mesma rua
Deodoro: Super Posto Vila Olímpica Dias Gomes (Estrada do Camboatá)
Engenho de Dentro: Nave do Conhecimento Engenhão (Rua Arquias Cordeiro 1.516)
Gávea: Planetário da Gávea (Rua Vice-Governador Rúbens Berardo 100)
Guaratiba: Terminal BRT Pingo d’água
Madureira: Shopping dos Peixinhos, 2º andar (Rua Dagmar da Fonseca 26)
Madureira: Terminal BRT Paulo da Portela
Pavuna: Arena Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio)
Santa Cruz: Rua Felipe Cardoso 148, loja H
São Cristóvão: Terminal Intermodal Gentileza
Taquara: Clube Recreativo Português Jacarepaguá (Rua Ariapó 50, loja 107)