Parada PCD celebra por uma sociedade mais acessível e inclusiva em Poços


Parada PCD celebra por uma sociedade mais acessível e inclusiva para todos – Crédito: Divulgação

Um domingo diferente, com música, interação, serviços e, principalmente, muita conscientização. Assim foi a Parada PCD 2025, realizada no último domingo, 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, dentro da Campanha Setembro Verde, em Poços de Caldas.
As bandas inclusivas da ADEFIP e da APAE e o Circo ADEFIP deram um tom alegre e festivo ao evento, que tem como objetivo mobilizar a sociedade para a importância da inclusão e da garantia de direitos das pessoas com deficiência. “Estamos aqui para reforçar a nossa luta pelos direitos e pela inclusão das pessoas com deficiência”, destacou o prefeito Paulo Ney, que acompanhou a programação do evento.
A Parada PCD integra as ações do Setembro Verde, iniciativa realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e Rede PCD, em conjunto com instituições do município, como AADV, ADEFIP, APAE, CIDEP e Instituto A, fortalecendo a rede de apoio e a união do movimento PCD em Poços de Caldas.
“A Parada PCD é o ponto alto da programação do Setembro Verde em Poços, unindo as diversas instituições da cidade, ocupando a área central e chamando a atenção de toda a sociedade poços-caldense para o tema”, ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho.
A programação contou também com atividades esportivas e de lazer, com demonstração de vida ativa com o CIDEP e distribuição de pipoca, algodão doce, frutas, iogurtes, água e até mesmo corte de cabelo masculino e penteados femininos.
Na área de serviço, houve entrega do cordão de girassol e do cordão de quebra-cabeça para as pessoas com deficiências ocultas, além de orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O evento marcou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência em Poços. A data é celebrada desde 1982, mas foi criada oficialmente pela Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
A programação do Setembro Verde segue com roda de conversa sobre acessibilidade, inclusão e um futuro mais acolhedor para todos, no Lar dos Velhinhos e no dia 27, a Biblioteca Municipal Centenário recebe uma ação cultural sobre a temática PCD.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *