Paraíba decreta situação de emergência em Campina Grande após rompimento de reservatório de água da Cagepa

Reservatório de água rompe em Campina Grande
Reprodução/TV Cabo Branco
O governo da Paraíba decretou situação de emergência em Campina Grande, no Agreste do estado, por causa dos danos provocados pelo rompimento do reservatório da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) que destruiu casas e matou uma pessoa, ocorrido em 8 de novembro.
O decreto, assinado pelo governador João Azevêdo, foi publicado nesta quinta-feira (13) no Diário Oficial do Estado (DOE-PB) e é válido por 180 dias.
A medida leva em conta os prejuízos registrados após o rompimento do reservatório de água R-5, que atingiu os bairros da Prata, Centenário e São José. O incidente causou a morte de uma idosa, o desabamento de três casas e danos parciais em outras três residências.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
Conforme o decreto, o episódio foi classificado como Desastre de Nível II, de acordo com a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade). Com isso, o governo estadual fica autorizado a abrir Crédito Extraordinário para ações emergenciais de assistência e recuperação.
Durante o período de vigência do decreto, as licitações para a contratação de bens e serviços destinados à recuperação das áreas afetadas estarão dispensadas.
Entre as medidas permitidas estão a aquisição de materiais e equipamentos, a locação de maquinário e a execução de obras e serviços voltados ao restabelecimento da normalidade nas unidades residenciais e comerciais atingidas.
LEIA TAMBÉM:
MPPB abre investigação para apurar rompimento de reservatório
Quem é a idosa que morreu após reservatório de água romper em Campina Grande
Sobrevivente de rompimento de reservatório relata momento de pânico: ‘A água me cobriu’
Governo diz que reservatório que rompeu passava por manutenção constante
MPPB orienta vistoria em todos os reservatórios de água da Cagepa em Campina Grande
Entenda o caso
Rompimento de reservatório da Cagepa em Campina Grande
Um reservatório de água rompeu na manhã de sábado (8), no bairro da Prata, em Campina Grande, causando o desabamento de pelo menos três casas. Uma idosa morreu e outras duas pessoas ficaram feridas.
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), responsável pelo reservatório, lamentou, por meio de nota, o acidente e manifestou pesar pela morte da idosa. Segundo a Cagepa, as circunstâncias do caso estão sendo apurados e equipes técnicas e de assistência foram enviadas para o local.
O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Civil foram acionados. Não houveram vítimas soterradas.
Por conta do rompimento, 40 bairros de Campina Grande e os municípios de Lagoa Seca, Lagoa de Roça, Areial e Montadas ficaram com o abastecimento de água temporariamente interrompido no decorrer do sábado. O retorno do abastecimento ocorreu gradualmente no domingo (9).
Por conta da força da enxurrada provocada pelas águas do reservatório, alguns postes da rede de energia elétrica ficaram danificados. Em nota, a Energisa informou que o rompimento causou “danos complexos à rede elétrica”. Houve interrupção do fornecimento de energia, mas, com o uso de recursos de religamento automático, o serviço foi restabelecido de forma imediata.
As equipes da Energisa também foram ao local para dar suporte ao Corpo de Bombeiros, trabalhando na recomposição dos postes para normalização completa do fornecimento. Por medida de segurança, foi realizado o desligamento provisório da energia no local do acidente.
Vídeos mais assistidos do g1 da Paraíba

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *