Paralamas celebra 40 anos de carreira com show em Maceió; João Barone diz que sucesso da banda é ‘tocar com vontade’


Os Paralamas do Sucesso comemoram 40 anos de estrada em show em Maceió
Divulgação/Assessoria
Celebração. Se você for pegar um dicionário ou pesquisar rapidinho na internet vai ver diversos significados parecidos, como, enaltecer, comemorar ou festejar algo. Há 40 anos um dos maiores power trios (formação musical com guitarra, baixo e bateria) celebram o rock e todos os estilos prováveis e improváveis que conversam com ele.
Em turnê pelo Brasil tocando os seus maiores clássicos, Os Paralamas do Sucesso realizam um show em Maceió nesta sexta-feira (12). O g1 conversou com João Barone, o baterista da banda, que falou sobre o início, a longevidade do grupo, pluralidade musical e, é claro, a relação com o público e com Alagoas.
Busca Vida
Para o músico, não há um “segredo” para chegar tão longe, mas o compromisso, a vontade de tocar e um pouco de sorte são essenciais nesse processo que ele define como um “encontro sintônico” entre ele, Herbert Vianna (vocalista) e Bi Ribeiro (baixista), além de “muito randômico [aleatório]”.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 AL no WhatsApp
“Foi um encontro único, né? Onde a gente, desde sempre, teve um compromisso com esse grande barato que é tocar. Foi muito marcante o nosso encontro ali, aqueles moleques de 20 anos, cheios de ideais e de vontades, e com aquele sonho de poder, quem sabe um dia, ganhar nossa vida, levar nossa vida com a música, a qualquer preço, né? Fosse o que fosse”, diz João Barone.
O baterista conta também do início meteórico da banda. Desde as primeiras músicas tocada na Rádio Fluminense, no final de 1982, o contrato com a gravadora no ano seguinte, e a apresentação no primeiro Rock in Rio, em 1985.
“Não demorou dois anos, a gente estava no palco do Rock in Rio, do foguete que a gente subiu e está em órbita até hoje. As coisas foram acontecendo, né? Mas se tem alguma coisa que talvez explique bem o fato de a gente estar aqui há mais de 40 anos juntos, é esse compromisso que a gente tem com a música. Com a maneira como a gente se entrega mesmo para o que a gente faz, né? Nossa paixão basal mesmo pelo que a gente faz”, conta Barone
La Bella Luna
João Barone, baterista da banda Os Paralamas do Sucesso, durante show na Festa Junina de Votorantim Viva + 2025
Beatriz Pereira/g1
Apesar da base no rock e no reggae, seja em português brasileiro ou em espanhol, os Paralamas sempre conversaram com outros ritmos. João Barone acredita que essa mistura, além de “oxigenar” a relação dos músicos e do público, é uma premissa da banda.
Para ele, a mistura é uma tentativa de ir além e que Hebert Vianna sempre incentivou o grupo a abrir a mente para as trilhas musicais. O músico disse também que todos os artistas e bandas com essa longevidade, têm que saber resolver questões como “a novidade” e sobre o conjunto da obra.
“Ele sempre contou muito com a gente pra isso. E a gente teve esse privilégio de ter um cara genial, que é um dos maiores compositores da nossa geração. A gente teve a sorte também do fato das bandas da geração dos anos 80 terem ancorado o rock definitivamente como uma expressão de música autenticamente brasileira. Eu acho que isso [a mistura de ritmos] também contribui muito pra explicar o fato da gente estar aqui até hoje com as nossas músicas valendo ainda. Não venceu o prazo de validade das nossas músicas”, fala Barone.
Caleidoscópio
Herbert Vianna, vocalista d’Os Paralamas do Sucesso
Érico Andrade/g1
Diferente da faixa “Caleidoscópio”, nada é “sem lógica”. E mesmo com tanta experiência, ainda há coisas que surpreende o trio, como por exemplo: lotar um estádio com 50 mil fãs para ver uma banda que está há 40 anos em atividade e não anunciou uma turnê de despedida.
“Foi um chute pro alto na nossa autoestima. Foi realmente incrível. A gente continua fazendo show pelo Brasil, tudo quanto é canto, e fazer esses shows dessa celebração tem esse aspecto. Com uma lista de músicas mais generosa, a gente faz mais de duas horas de show. E coloca um monte de música que a gente não tocava há algum tempo”, relata Barone.
O baterista fala também sobre a mudança nos meios de distribuição da música, e que acha fantástica a democratização da oferta da música.
“A gente vive um mundo muito espetacular, porque durante muito tempo se sonhava com essa democratização da produção musical. Porque antigamente era tudo muito setorizado, era tudo muito filtrado pelos gravadores que tinham seus próprios estúdios. Hoje em dia você tem essa democratização a pleno vapor. O que não tornou as coisas mais fáceis para você conseguir um público”, diz Barone;
Segundo ele, Os Paralamas do Sucesso tem duas músicas que, juntas, somam mais de 200 milhões de reproduções em streamings: Lanterna dos Afogados e Aonde Quer Que Eu Vá.
Uma Brasileira
Djavan participou de clipe da música “Uma Brasileira”
Divulgação
João Barone também comenta a relação com Alagoas e relembra da participação de Djavan na música “Uma Brasileira”, composição de Herbert Vianna e Carlinhos Brown. Ele conta que o músico baiano que sugeriu a participação de Djavan.
“A gente acabou chamando o Djavan para fazer a parceria Interpretando a música porque o Brown falou ‘pô cara, isso aí tem tudo a ver com o Djavan”, e a gente chamou ele para cantar junto, foi uma outra experiência muito bacana”, comenta.
Para Barone, o músico alagoano é um dos “grandes totens da música brasileira e internacional, e essa experiência passa um pouco pelo fato dele ser um alagoano”.
O baterista finaliza a entrevista elogiando público e os fãs alagoano, e diz que é sempre legal tocar no estado. “Eu tenho certeza que a gente vai levar um público nota mil”.
Bônus track
Se você chegou até aqui, a gente separou um “bônus” para você que curte a banda e também gosta de novelas. O grupo tem um álbum inteiro dedicado às faixas que embalaram casais e cenas que passaram nas telinhas ao longo dos 40 anos.
Aonde Quer que Eu Vá – Novela um Anjo Caiu do Céu
Lanterna dos Afogados – Novela Rainha da Sucata
O Amor Não Sabe Esperar – Part. Esp.: Marisa Monte e Dado Villa-lobos – Novela Meu Bem Querer
Meu Sonho – Novela Caras e Bocas
Caleidoscópio – Novela Lua Cheia de Amor
Cuide Bem do Meu Amor – Novela Sabor da Paixão
O Beco – Novela Bebê a Bordo
La Bella Luna – Salsa & Merengue
Tendo a Lua – Novela Vamp
Me Liga – Novela um Sonho a Mais
De Perto – Novela Bang Bang
O Amor Dorme – Novela Pátria Minha
Busca Vida – Novela Zazá
Saber Amar – Novela História de Amor
Seguindo Estrelas – Ao Vivo – Novela Malhação 2004
Os Paralamas do Sucesso comemoram 40 anos de carreira
Os Paralamas do Sucesso comemoram 40 anos com show em São Paulo
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Leia mais notícias da região no g1 AL

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *