Pesquisador do Amapá vai tomar posse como membro da Real Academia de Farmácia da Espanha


José Carlos Tavares, pesquisador da Universidade Federal do Amapá (Unifap)
Unifap/Divulgação
O pesquisador José Carlos Tavares, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), tomará posse nesta quinta-feira (17) como membro da Real Academia Nacional de Farmácia da Espanha, durante cerimônia em Madri. O cientista ocupará a cadeira de Acadêmico Correspondente Estrangeiro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Para o pesquisador, o momento representa um marco como representante da Amazônia.
“Adentrar numa academia que foi criada em 1737, sendo a mais antiga da Europa, e depois de passar por uma votação dos seus membros para me tornar acadêmico correspondente estrangeiro, é uma grande vitória na minha vida. É um marco na minha trajetória, e acima de tudo reconhecimento dos meus trabalhos de pesquisa, e acima de tudo representando a riqueza da nossa Amazônia”, disse o pesquisador.
O cientista possui doutorado em fármacos pela Universidade de São Paulo (USP), é professor titular da Unifap e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Fármacos da instituição. Tavares também é gerente de ensino e pesquisa do Hospital Universitário (HU-Unifap).
Óleo de andiroba, um dos produtos usados em pesquisas
Reprodução/Rede Amazônica
Para o cientista, que foi reitor da Unifap de 2006 a 2014 e teve a trajetória marcada pela dedicação aos estudos de fitoterápicos, o momento é de celebração.
“Eu sempre acreditei nos temas das minhas pesquisas. E os meus temas, são temas que envolvem o resgate da tradicionalidade, porque eu nasci em uma família muito pobre, então eu experimentei o uso de preparações tradicionais para o tratamento das nossas doenças, e isso eu trouxe para minha vida científica”, descreveu.
José Carlos Tavares, pesquisador da Unifap
CRF-AP/Divulgação
O pesquisador destacou ainda que busca aplicar as tecnologias produzidas na universidade e transformar os conhecimentos ancestrais em produtos de alta performance. O objetivo é contribuir para a resolução de agravos humanos e animais.
“Hoje as pesquisas que o meu grupo desenvolve estão no mundo, são super respeitadas e reconhecidas. Temos diversos produtos no mercado brasileiro e contribuímos com a vida de muitos estudantes que estão na graduação. Agora, tenho mais um sonho, creio que será realizado em breve, que é a produção de todo esse conhecimento no estado do Amapá. Isso vai acontecer com certeza. E digo “parar nunca”, eu acredito no potencial da nossa biodiversidade”, destacou.
Real Academia de Farmácia da Espanha
A Real Academia de Farmácia da Espanha tem a sua origem em 1737, sua função é de incentivar a pesquisa e o estudo das Ciências Farmacêuticas e afins.
Também aconselha o Governo da Nação, administrações públicas, organismos públicos, a agência espanhola de medicamentos, agências científicas e tecnológicas, e quaisquer instituições públicas ou privadas que o solicitem, em tudo o que se refira a ciências farmacêuticas e medicamentos, e tudo o que se relacione com eles e com a promoção da saúde.
Estudantes da Unifap criam produtos inovadores utilizando recursos naturais
🔔 Tem uma sugestão de pauta? Fale com o g1 no WhatsApp
📲Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *