Piauí registra menor índice de serviços pagos de ‘streaming’ em domicílios com televisão, aponta IBGE


Piauí é o estado com menor acesso a serviço pago de “streaming” em televisão
Reprodução/ IBGE
O Piauí tem o menor índice proporcional de domicílios com aparelho de televisão e acesso a serviços pagos de streaming do Brasil. Apenas 24,7% de encaixam nesse perfil. O dado representa uma queda de 2,7 pontos percentuais em relação à proporção registrada em 2022.
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A proporção de domicílios com acesso à telefonia no Piauí em 2024 foi de 94,2%, a menor entre todos os estados da federação. Apesar do dado, o estado registrou um crescimento de 3,5 pontos em comparado a 2016, quando registrava 90,7%.
Enquanto isso, o acesso à internet pela TV e pelo celular aumentaram. 99% dos piauienses preferem utilizar a internet pelo smartphone, enquanto o acesso pela televisão cresceu cerca de 35% de 2016 a 2024.
Um dado interessante: o computador vem deixando de ser um dos principais meios de acesso à web no estado. Apenas 20% dos piauienses utilizam os PCs para navegar na internet, uma queda de 30% em relação ao ano de 2016.
Computador vem deixando de ser um dos principais meios de acesso à web no estado
Marina Sérvio/g1
Já o telefone fixo está sumindo nos lares piauienses: cerca de 2 em 100 casas ainda mantêm a linha fixa. A TV por assinatura também apresentou queda segundo a pesquisa.
E quase uma entre 5 casas com aparelho televisivo no Piauí não tem acesso à TV aberta, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE. A proporção de casas com televisão, mas sem acesso ao sinal analógico ou digital de canais abertos no estado foi de 18,2% em 2024, segundo a pesquisa. O número representa um aumento de 2,4% em relação ao ano de 2022.
LEIA TAMBÉM
Sinal analógico de TV é desligado em cidades do PI; saiba como recuperar o sinal de televisão
Fim do sinal analógico: saiba quais antenas devem ser trocadas para receber o sinal digital
*Eduarda Barradas, estagiária sob supervisão de Marina Sérvio.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *