Piracicaba integra nova fase do PAC para obras de combates a enchentes; entenda como funciona


Piracicaba e Hortolândia estão na lista para novas obras de combate a enchentes
Piracicaba (SP) integra a lista de 235 municípios selecionados pelo Governo Federal que receberão obras de combate a enchentes e impactos causados pelas chuvas fortes em áreas urbanas durante nova etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A proposta aprovada prevê obras de canalização e construção de piscinões no Córrego Itapeva, na altura da Avenida 31 de Março. Pontos que registram enchentes recorrentes em épocas mais chuvosas do ano, entre dezembro e março.
A iniciativa prevê dividir com as prefeituras a responsabilidade por ações de prevenção, como contenção de encostas e combate a enchentes.
Na região de Campinas (SP), os projetos envolvem a proteção e recuperação dos afluentes do Ribeirão Jacuba e do Córrego Santa Clara em Hortolândia (SP).
Carros ficaram ilhados nas últimas enchentes na área central de Piracicaba
Cesar Fontenele/EPTV
Como funciona?
As propostas foram inscritas pelas prefeituras e passaram por seleção do Governo Federal.
A pós a seleção das cidades, será definida a divisão dos recursos entre os governos municipal e federal.
“O objetivo é aumentar a capacidade de resposta das cidades diante de eventos climáticos extremos e diminuir a vulnerabilidade das populações que vivem em áreas de risco”, detalha a proposta.
VEJA TAMBÉM
No fim de março, período chuvoso em Piracicaba, as tempestades causaram alagamentos em trechos com histórico desse tipo de ocorrência.
Um dos locais foi a Avenida 31 de Março. Em vídeos feito pelo morador Marcio Gallina (assista, abaixo), é possível ver que uma enxurrada desceu pela avenida durante a chuva. Um dos carros filmados fica parado no meio da correnteza.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Chuva causa pontos de alagamento em avenida de Piracicaba
Outro local atingido foi a Rua Santa Cruz, em frente ao Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Nesse trecho, carros foram inundados pelas águas que tomaram a via.
A Defesa Civil também informou, em nota, que também houve alagamento em trecho da Rua Gomes Carneiro, que também fica próxima ao teatro. Segundo o órgão, a água foi drenada rapidamente, não houve vítimas e nem necessidade de interdição do trânsito.
“Há placas de alerta aos motoristas para risco de alagamento no entorno do Teatro Municipal Dr. Losso Netto, sendo nas avenidas Independência e Armando de Salles Oliveira e nas ruas Santa Cruz e Gomes Carneiro”, acrescentou.
Avenida 31 de Março alagada durante chuva em Piracicaba
Marcio Gallina
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *