Poços fortalece parceria com a ADEFIP e recebe secretário de Estado em evento


Poços fortalece parceira com a ADEFIP e recebe secretário de Estado em evento – Crédito: Divulgação

A sede da ADEFIP (Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas) foi palco, na última semana, de um encontro marcado pela emoção, pela troca de experiências e pela defesa de políticas inclusivas. O evento, que integrou a programação do Setembro Verde – mês da pessoa com deficiência –, contou com a presença do secretário de Estado da Casa-Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro, recebido e acompanhado pelo prefeito Paulo Ney, apoiador da causa.
A Prefeitura de Poços de Caldas é uma parceira ativa da ADEFIP, apoiando continuamente as ações da entidade e contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. O evento também contou com a participação de secretários municipais, vereadores, representantes de entidades sociais, famílias e comunidade em geral.
Um dos momentos mais marcantes foi a apresentação preparada pelos usuários da instituição, que subiram ao palco acompanhados de seus familiares. A emoção tomou conta do público com demonstrações de afeto, música e mensagens de superação, reforçando o papel da família como pilar central no processo de inclusão e desenvolvimento das pessoas com deficiência.
A principal atração da tarde foi a palestra “De Pai para Pais: compartilhando vivências, fortalecendo famílias”, conduzida por Marcelo Aro, que compartilhou sua trajetória pessoal como pai de uma criança com doença rara, e falou sobre avanços das políticas públicas para esse público em Minas Gerais.
A principal atração da tarde foi a palestra “De Pai para Pais: compartilhando vivências, fortalecendo famílias”, conduzida por Marcelo Aro – Crédito: Divulgação

“O Marcelo é um pai atípico, então estar aqui, falar com as nossas famílias nesse lugar de pai, conhecendo as necessidades e dificuldades, e ao mesmo tempo trazendo os avanços das políticas públicas em prol da pessoa com deficiência, é muito significativo para todos nós”, destacou Ana Paula Tranche, presidente voluntária da ADEFIP.
Além da palestra, o secretário apresentou oficialmente o Cordão dos Doentes Raros, uma iniciativa de sua autoria que garante visibilidade e prioridade de atendimento a pessoas com doenças raras.
“Ficamos muito felizes com essa entrega. É uma iniciativa que nasceu de crianças atendidas por ele e que agora ganha força em todo o Estado, ampliando a proteção e o cuidado com essas famílias”, completou Ana Paula Tranche.
Durante o evento, o coordenador da Divisão de Vigilância Socioassistencial do CadÚnico, André Marinho, recebeu o cordão roxo e destacou a importância do reconhecimento.
“Acaba facilitando, porque dependendo da pessoa que tem alguma deficiência rara, ela precisa desse atendimento prioritário, mais rápido, para que não aconteça nenhuma intercorrência. O cordão vem para trazer essa visibilidade. Nós somos muitos, mas muita gente acha que não existimos — e nós existimos”, afirmou André.
O prefeito Paulo Ney também ressaltou a importância do momento e da parceria com o secretário, que reafirmou que está à disposição para contribuir com o Centro de Referência Educacional em Neurodivergência – SinguLAR .
“Marcelo Aro tem grande comprometimento com a causa das pessoas com deficiência. Nós temos em comum essa bandeira, e este evento é muito especial. Ele se colocou à disposição para colaborar com os projetos da nossa cidade, fortalecendo ainda mais nossas iniciativas em prol da inclusão”, afirmou.
Experiência pessoal que inspira políticas públicas
Ao iniciar sua fala, Marcelo Aro ressaltou a emoção de estar em Poços de Caldas e destacou a importância do trabalho desenvolvido pela ADEFIP, referência em Minas Gerais. Ele compartilhou sua vivência como pai de Mariazinha, sua filha mais velha, de 13 anos, portadora de uma doença rara.
Marcelo Aro ressaltou a emoção de estar em Poços de Caldas e destacou a importância do trabalho desenvolvido pela ADEFIP – Crédito: Divulgação

“Minha filha não anda, não fala e tem deficiência cognitiva completa, mas é a maior alegria da minha vida, meu motivo de viver. É por ela que tenho forças para levantar todos os dias e cumprir minha missão. Hoje, mais do que como secretário de Estado, me sinto à vontade de estar aqui como o pai da Mariazinha”, afirmou, emocionado.
Mobilização comunitária e fortalecimento da rede local
A palestra foi aberta ao público e buscou sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão, do respeito e do fortalecimento das famílias. Para a ADEFIP, a presença do secretário, aliada ao apoio constante da Prefeitura de Poços de Caldas, reforça a visibilidade das causas defendidas pela instituição e fortalece a rede de proteção às pessoas com deficiência.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e demais órgãos da administração, mantém uma parceria contínua com a ADEFIP, reconhecendo seu papel fundamental na assistência, na reabilitação e na inclusão social das pessoas com deficiência no município.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *