Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, tem manhã de tiroteios com operação
A Polícia Civil afirmou nesta sexta-feira (26) que fez uma operação emergencial no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, porque identificou que traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) estavam se movimentando para invadir o Morro dos Macacos, em Vila Isabel.
Na ação, o traficante Edmilson Marques de Oliveira, o Cria, foi morto pelos agentes. O Morro dos Macacos, que foi dominados por anos pelo TCP, foi tomada neste ano pelo Comando Vermelho.
“Estávamos fazendo um monitoramento de inteligência há cerca de 2 meses. Percebemos uma movimentação atípica de vários marginais no complexo da Maré e estavam fazendo uma movimentação para tentar retomar o Morro dos Macacos (em Vila Isabel), que foi ocupado agora pelo Comando Vermelho”, disse o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi.
Edmilson Marques de Oliveira, o Cria, tinha assumido o comando da comunidade após a morte de Thiago da Silva Folly, o TH, em maio.
“Quem estava dando todo o apoio logístico era a traficante conhecida como Cria, narcoterrorista, sanguinário, responsável por diversos homicídios no interior do Complexo da Maré”, pontuou Curi.
A Polícia Civil informou que identificou a movimentação e enviou equipes à Vila do João e à Vila dos Pinheiros para evitar confrontos.
Tão logo os agentes chegaram, houve intensos tiroteios. Ao longo da manhã, a Linha Amarela foi interditada preventivamente e em diferentes momentos entre a Linha Vermelha e a Avenida Brasil.
Moradores, acuados, ficaram em casa. Alunos e funcionários da Escola Municipal Vereadora Marielle Franco tiveram de ir para os corredores para se proteger dos disparos.
Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre outros feridos.
Alunos e funcionários da Escola Municipal Vereadora Marielle Franco, na Maré, se protegem de tiros no corredor da escola
Arquivo pessoal
Impactos
A Secretaria Municipal de Saúde informou que uma unidade de Atenção Primária que atende a região precisou interromper o funcionamento para a segurança de profissionais e usuários.
“Um centro municipal de saúde suspendeu o funcionamento e avalia a possibilidade de abertura nas próximas horas. Uma clínica da família mantém o atendimento à população, porém as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas”, detalhou.
Barricada em chamas na Maré
Reprodução
Helicóptero da polícia sobrevoa a Maré
Reprodução
Polícia faz operação na Maré e há registro de intenso tiroteio