Polícia prende suspeito de atirar e matar professor universitário durante tentativa de assalto no Ipiranga, na Zona Sul


Professor é morto em tentativa de assalto no Ipiranga
A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (10) um suspeito de matar o professor universitário Mário Eugênio Longato, de 66 anos, durante uma tentativa de assalto na madrugada de sexta-feira (5), no Ipiranga, Zona Sul de São Paulo.
No dia do crime, dois homens em uma moto abordaram o professor em seu carro. Ele tentou fugir, foi atingido nas costas e não resistiu aos ferimentos. O caso é investigado como latrocínio (roubo seguido de morte). Um vídeo registrou o crime (veja acima).
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Segundo a Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de São Paulo, Thiago Alexandre Reis da Silva, de 18 anos, foi preso como suspeito de envolvimento no crime.
Na operação, os policiais apreenderam uma moto, capacetes e roupas que teriam sido utilizadas por ele na ação criminosa.
Além disso, um adolescente foi conduzido à delegacia após os policiais encontrarem na casa dele outra moto utilizada no dia da morte do professor.
A TV Globo e o g1 tentam localizar a defesa de Thiago Alexandre.
Longato foi atingido por um disparo nas costas.
Montagem g1/Reprodução
Como foi o crime
As imagens obtidas pela TV Globo mostram dois homens em uma moto abordando motoristas na Rua do Manifesto, no Ipiranga. A primeira vítima conseguiu escapar ao acelerar o carro mesmo com a arma apontada.
Em seguida, os criminosos tentaram abordar o professor universitário. Ele chegou a reduzir a velocidade quando um dos suspeitos apontou o revólver, mas acelerou para fugir.
O homem armado atirou, e o disparo atingiu as costas de Mário Eugênio. Mesmo ferido, ele ainda dirigiu por alguns metros, mas perdeu o controle do carro e bateu em um poste.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a vítima foi encaminhada ao Hospital São Camilo, mas não resistiu aos ferimentos.
Mário Eugênio Longato era professor há 27 anos.
Reprodução
Quem era o professor
Longato era docente da USCS há 27 anos, onde atuava nas áreas de Tecnologia da Informação e Engenharia. Em nota, a instituição destacou sua “dedicação e excelência” e afirmou que ele deixa “um legado de conhecimento, compromisso acadêmico e respeito entre colegas e alunos”.
O professor também lecionava na Fatec São Caetano do Sul, onde coordenava o curso de Segurança da Informação havia 12 anos. O Centro Paula Souza (CPS), responsável por Etecs e Fatecs, lamentou a morte e disse que ele era reconhecido pela “trajetória de dedicação e compromisso com o ensino e o desenvolvimento de seus alunos”.
Já a Etec também publicou uma nota oficial em que ressaltou a contribuição de Longato para a formação de estudantes e manifestou solidariedade a familiares, amigos e alunos.
“O Centro Paula Souza (CPS) lamenta profundamente o falecimento do professor Mário Eugênio Longato, coordenador do curso de Segurança da Informação da Faculdade de Tecnologia (Fatec) São Caetano do Sul, onde atuava há 12 anos. A instituição se solidariza com a família, amigos e estudantes do educador, reconhecido por sua trajetória de dedicação e compromisso com o ensino e o desenvolvimento de seus alunos.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *