Polônia e Otan acionam caças após ataques da Rússia contra oeste da Ucrânia

A Polônia e acionou caças próprios e de países da Otan para proteger o espaço aéreo do país, após a Rússia lançar ataques contra regiões do oeste da Ucrânia, que fazem fronteira com o território polonês. As aeronaves levantaram voo na madrugada de quarta-feira (10), pelo horário local — noite de terça-feira (9), no Brasil.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A operação fez com que alguns aeroportos da Polônia fossem fechados, inclusive o de Varsóvia.
“Caças poloneses e aliados estão operando em nosso espaço aéreo, enquanto sistemas de defesa antiaérea e de reconhecimento por radar em solo foram colocados no mais alto nível de prontidão”, informou o comando operacional das Forças Armadas da Polônia em uma publicação no X.
Mais cedo, a Força Aérea da Ucrânia chegou a afirmar que drones russos haviam entrado no espaço aéreo polonês e representavam uma ameaça para a cidade de Zamosc. No entanto, momentos depois, apagou a mensagem do Telegram.
De acordo com a Força Aérea ucraniana, boa parte do país, incluindo regiões próximas à fronteira com a Polônia, ficou sob alerta aéreo durante a madrugada.
A imprensa ucraniana também relatou que drones russos cruzaram a fronteira polonesa, mas a informação não foi confirmada oficialmente.
VÍDEOS: mais assistidos do g1

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *