Rua Gonçalo de Carvalho
Duda Fortes/ Agencia RBS
Porto Alegre guarda um segredo que virou cartão-postal: uma rua discreta no bairro Independência passou a ser conhecida como “a mais bonita do mundo”, e não foi por obra do bairrismo gaúcho. A Rua Gonçalo de Carvalho é um pedacinho de três quarteirões na Capital onde a verdadeira arquiteta é a natureza. 🌳
Mas antes de conquistar um “título” tão pomposo, o túnel verde guardou capítulos que poucos imaginam: por trás das copas entrelaçadas, há uma trama marcada por reviravoltas e até disputas para preservar cada raiz. 🤔 Mas afinal, o que faz essa rua ser tão especial?
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Um corredor verde formado por mais de 100 tipuanas gigantes, algumas chegando a 15 metros de altura, cobre cerca de 500 metros de extensão: três quadras entre as ruas Ramiro Barcelos e Santo Antônio.
O cenário encontrado por quem passa por ali é o seguinte: galhos entrelaçados que criam um túnel natural. Para completar, construções neoclássicas dão charme extra. Veja fotos na galeria abaixo.
❓🍃 O apelido de “rua mais bonita do mundo” nasceu quando o biólogo português Pedro Nuno Teixeira Santos deparou com imagens da Rua Gonçalo de Carvalho na internet e ficou fascinado. Pouco tempo antes, a rua havia sido reconhecida como Patrimônio Ambiental de Porto Alegre, a 1º da América Latina a receber tal status. Desde então, a fama só cresceu. Conheça melhor a história abaixo.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Veja fotos da Rua Mais Bonita do Mundo
Origem e reconhecimento
A origem das árvores é quase uma lenda urbana. Há quem diga que foram plantadas por funcionários de uma antiga fábrica de cerveja que existia na região, onde hoje está o Shopping Total. Outros juram que foram os próprios moradores. Talvez tenha sido um esforço conjunto: vizinhos e cervejeiros unidos.
O reconhecimento oficial veio em 2006, no mês do Meio Ambiente. O decreto municipal assinado pelo então prefeito José Fogaça transformou a Gonçalo de Carvalho em Patrimônio Ambiental de Porto Alegre, garantindo a preservação das árvores e do calçamento de pedras de granito. Foi a primeira rua urbana da América Latina a receber esse status.
No entanto, a história de resistência começou antes. O ex-prefeito relembra que, ao assumir o cargo, em janeiro de 2005, havia um projeto para construir um teatro para a OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) na região. A proposta, porém, ameaçava diretamente o túnel verde formado pelas tipuanas da Gonçalo. Moradores, então, se mobilizaram contra o projeto, que previa arrancar árvores e trocar os paralelepípedos por asfalto.
“Foi uma saga, um movimento enorme”, resume Fogaça.
A vitória foi verde: nada mudou, e a rua ganhou ainda mais notoriedade.
“Eu nem me dava conta que era a rua mais bonita do mundo, só achava espetacular. Porto Alegre ama árvores, é um sentimento coletivo”, afirma.
Blogs internacionais ajudaram a espalhar a fama. Em 2008, sites catalães e portugueses publicaram textos apaixonados sobre a Gonçalo, chamando-a de “a rua mais bonita do mundo”. Desde então, turistas e fotógrafos não resistem ao convite para caminhar sob esse túnel natural.
Conheça o Bosque Rodrigues Alves, 15 hectares de floresta nativa em Belém
VÍDEOS: Tudo sobre o RS