Prefeito de Palmas muda nome da Avenida Teotônio Segurado para Siqueira Campos
A lei que altera o nome da principal avenida de Palmas foi sancionada durante evento de aniversário do Tocantins. Agora, a antiga Avenida Teotônio Segurado passa a se chamar Avenida Siqueira Campos. A mudança causou reações nas redes sociais. Em entrevista à TV Anhanguera, o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) comentou sobre a decisão polêmica.
“A coisa mais fácil que o povo dessa cidade vai fazer é dizer assim ‘pegue a Siqueira Campos à esquerda e vá ao Fórum, HGP, ao Palácio’. Teotônio está homenageado. E quem, mais do que isso, ainda não quiser, é fácil. Vá para calçada, vá para rua, enfrente o governo, enfrente bancada, enfrente vereadores, enfrente a assembleia e ganhe uma eleição”, disse em entrevista à TV Anhanguera.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
A lei foi sancionada no domingo (5), durante o evento que celebrou os 37 anos da criação do Tocantins. O ato de sanção ainda deve ser publicado no Diário Oficial de Palmas. O projeto de lei havia sido aprovado pelos vereadores da capital no dia 1º de outubro de 2025.
Além da avenida que percorre a cidade de norte a sul, o ex-governador José Siqueira Campos também foi homenageado com o nome do palácio do governo estadual e da ponte que liga Palmas a Luzimangues, distrito de Porto Nacional. Eduardo disse que vai pedir que as homenagens sejam retiradas.
“Pedirei a cada deputado estadual que faça isso pela família, faça isso por mim, atendendo ao meu pai, e tire o nome dele do Palácio, retire o nome da ponte. Aí eu creio que a gente encontre o equilíbrio”, disse Eduardo Siqueira Campos.
LEIA TAMBÉM
Sai Teotônio, entra Siqueira: vereadores aprovam projeto para renomear principal avenida de Palmas
Prazo para pagar o licenciamento de veículos no Tocantins termina no dia 15 de outubro; veja como acessar boletos
Avenida Teotônio Segurado, em Palmas
TV Anhanguera/Reprodução
Nomes negligenciados
Para o historiador Everton dos Andes, Siqueira Campos teve sua importância na criação do estado, mas há muitas lutas de pessoas importantes que foram negligenciadas ao longo da história.
“Não há como negar a importância de Siqueira Campos no processo de luta pela divisão do estado de Goiás e a criação do Estado do Tocantins. O que a gente aponta é que ele não é o primeiro, que existe uma trajetória de lutas. Nisso daí, pessoas importantes foram negligenciados, seus nomes e seus feitos históricos”.
A mudança também pode ser uma perda para os familiares de Teotônio Segurado, segundo o historiador.
“Teotônio tem descendentes aqui no estado do Tocantins vivos, e atuando como cidadãos tocantinenses. É, não deixa de ser uma perda para a família. O Teotônio também foi uma pessoa de grande importância em sua época”, disse Everton dos Andes.
Siqueira Campos durante posse como governador do Tocantins
Acervo/Secom Tocantins
Homenagem ou transtorno?
Nas ruas da capital, há quem goste e quem não concorde com a mudança da principal avenida de Palmas. Para a escritora Fabiana Oliveira, apesar da homenagem, os moradores devem continuar chamando a via de Teotônio Segurado.
“É uma homenagem ao primeiro governador que lutou pelo estado, que eu creio que não vai fazer muita diferença. Porém, é uma homenagem válida, né? Mas nós vamos ficar sempre lembrando do primeiro nome, Teotônio Segurado”, disse.
Já a professora Heloísa Dias, acredita que a alteração não deve gerar nenhum transtorno. “Eu acho que não vai trazer transtorno não. Siqueira Campos foi bem conhecido no nosso estado, né? Um que lutou no nosso estado, é uma linda homenagem”.
Segundo a analista de sistemas Débora Pinheiro, o ex-governador já havia sido homenageado em outros pontos importantes da cidade e não precisava de uma mudança na avenida.
“Eu acho que o nome da avenida Teotônio já era um nome legal, né? Porque a gente já tem o Palácio, que está com o nome do Siqueira. Acho que não precisava ter mudado não”.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.