Estação São Gabriel no início das operações do Move, em 2014.
Adão de Souza/PBH
A partir desta quarta-feira (1º), os passageiros das linhas 68 (Estação Vilarinho/Avenida Antônio Carlos) e 83P (Estação São Gabriel/Centro/Paradora) terão novos ônibus e mais viagens diárias, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte.
As duas linhas deixam de operar com veículos articulados e passam a utilizar ônibus do tipo BRT misto, com cinco portas, que fazem parte da frota do Move.
De acordo com a BHTrans, com a alteração, cada uma das linhas terá 15 viagens a mais nos dias úteis, o que deve encurtar os intervalos, principalmente nos horários de pico.
Os coletivos articulados que atendiam às rotas serão remanejados para outras linhas do sistema.
O que muda
Na linha 68, o número de viagens diárias sobe de 66 para 81, um aumento de 23%. No pico da manhã (5h às 8h), serão oito viagens adicionais, diminuindo o intervalo de 13–15 minutos para 6–10 minutos.
Já no período da tarde (16h às 19h), entram sete partidas extras, reduzindo o tempo de espera de 8–15 minutos para 7–10 minutos.
Na linha 83P, o aumento será de 19%, passando de 78 para 93 viagens em dias úteis. Entre 5h e 8h, haverá sete partidas extras, que diminuem o intervalo de 8–15 minutos para 7–10 minutos.
No pico da tarde, das 16h às 19h, entram oito novas viagens, reduzindo o tempo de espera de 8–12 minutos para 6–9 minutos.
Segundo a diretora de Planejamento e Controle de Mobilidade da Sumob, Gabriela Pereira, será feito um acompanhamento diário para avaliar o impacto da mudança.
“O monitoramento dos agentes da Sumob e da BHTrans será fundamental para fazermos os ajustes necessários, como acréscimo ou alteração de viagens em uma faixa horária que apresente demanda maior de passageiros”, explicou.
Os itinerários e quadros de horários das linhas do transporte coletivo podem ser consultados no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte e nos aplicativos de mobilidade (BHBUS+, Googlemaps, Bus2, Cittamobi, Moovit).
Confira os vídeos mais assistidos do g1 Minas: