Moradores do interior de SP não conseguem retornar de Madri após cancelamentos de voos
Uma moradora do interior de São Paulo perdeu a festa de aniversário após o voo que a levaria de Madri, na Espanha, para Viracopos, em Campinas (SP), ser cancelado. Cerca de 300 passageiros da Azul Linhas Aéreas foram prejudicados no sábado (11), porque a aeronave teve problemas técnicos, e alguns permanecem na Europa após duas tentativas de retorno frustradas.
A empresa aérea lamentou a situação e disse que clientes impactados “estão recebendo a assistência prevista” (leia a nota completa abaixo).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A empresária Lílian Luchiari Baraldi Ninin, de Garça (SP), na região de Bauru, tinha planejado tudo para o aniversário de 57 anos. Familiares a estariam esperando para as comemorações no Brasil, o que não aconteceu.
“O que eu posso dizer de ter a minha família separada no dia do meu aniversário? Foi um desprazer muito grande, uma decepção imensa, foi o aniversário em que passei o dia muito tensa. É como se o meu aniversário não tivesse existido.”
LEIA TAMBÉM:
Crianças passam mal após comerem cachorro-quente em festa de igreja e precisam ser atendidas em hospital
VÍDEO: Carreta carregada de petróleo condensado pega fogo em rodovia do interior de SP
A filha de Lilian, a relações públicas Débora Baraldi Ninin, também estava no voo. Débora conta que elas foram alocadas em outros dois voos, mas que não puderam embarcar. Outro voo foi marcado para quarta-feira (15).
“Nossa situação é bem crítica. Entre custos de hotel e novas passagens, estimo um prejuízo de R$ 22 mil, sem contar os meus dias de trabalho perdidos”, lamenta.
A publicitária Ingrid Pereira do Nascimento, de Sorocaba (SP), também estava no voo que foi cancelado.
“Falaram duas coisas: a primeira informação era que o motor não estava funcionando, por isso, não dava partida; e a segunda informação era que a porta de segurança não estava funcionando. Não sei qual das duas é oficial, mas foi falado que foram problemas técnicos”, conta.
Ela recebeu um documento no qual a Azul afirma que o voo sofreu cancelamento para manutenção da aeronave.
“Eu me sinto a esmo… É uma sensação de abandono total. Foram dias de incerteza, de cansaço extremo depois de dias viajando, dúvida pela falta de informação e de empatia. Eu estou em um país estrangeiro, sem roupas limpas, com apenas 60 centavos de euro, e, a cada hora, mudam o horário do voo, como se a gente não tivesse vida, trabalho, compromissos. Me sinto completamente esgotada física e emocionalmente”, afirma.
Brasileiros do interior de SP em aeroporto de Madri após voo para o Brasil ser cancelado
Vitória Lara Cardoso/Arquivo pessoal
O que diz a Azul
Em nota, a Azul Linhas Aéreas afirmou, nesta segunda-feira (13), que, “devido a questões técnicas, o voo AD8755 (Madri-Viracopos) de sábado, dia 11, precisou ser cancelado”.
A empresa disse ainda que os clientes “impactados estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e estão sendo reacomodados em outros voos”.
“As equipes da Azul estão empenhadas e trabalhando para minimizar a situação e atender os clientes da melhor forma possível. A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia.”
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região