Pressionado por IOF, Lula prega diálogo com o Congresso e elogia Motta em evento do PSB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu, neste domingo (1º), mais diálogo com o Congresso, e um esforço maior dos partidos de esquerda para eleger parlamentares nas eleições de 2026, durante a participação dele na convenção nacional do PSB, em Brasília.
O governo vem sendo pressionado por parlamentares para revogar o decreto que ampliou a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Em meio a um embate com o Congresso, Lula pregou diálogo e fez um aceno ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que também participou do evento. Motta é um dos principais críticos à ampliação da alíquota do tributo.
“O governo tem que aprender que, quando quiser ter uma decisão que seja unânime entre todos os partidos, o correto não é a gente tomar a decisão e depois comunicar. É a gente chamar as pessoas para tomar a decisão junto com a gente”, afirmou.
“Para que a gente possa, quando chegar, as coisas estarem mais ou menos alinhavadas. É assim que eu tenho feito com o Hugo e com o Davi Alcolumbre [presidente do Senado], é assim que eu tenho feito com os líderes do Congresso”, seguiu.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *