Mapa exibe percurso do primeiro museu de periferia da Baixada Santista que conta a história do bairro São Manoel, em Santos (SP).
Divulgação/Prefeitura de Santos
Já imaginou como seria um museu itinerante que percorre as ruas de um bairro da periferia para contar sua própria história? Essa é a proposta do Museu Comunitário de São Manoel, em Santos, no litoral de São Paulo.
Pioneiro na Baixada Santista, o projeto leva as pessoas a passar por acervos e atividades educativas em cada um dos pontos citados no mapa (veja acima). O circuito atravessa praças, ruas e espaços de convivência do bairro. O circuito conta com cinco salas temáticas que mostram a evolução da comunidade ao longo das décadas.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A inauguração do museu itinerante aconteceu, neste sábado (18), no Centro Comunitário e contou com roteiros guiados pelos próprios moradores no chamado “Caminho da Memória” (veja acima no mapa). O trajeto conta a história do bairro desde os anos 1950, quando surgiram os primeiros loteamentos, até as conquistas recentes.
A exposição de abertura apresenta fotografias de Felipe Beltrame, que revelam o cotidiano e as transformações da região. Segundo a prefeitura, o projeto dá voz aos moradores e frequentadores, permitindo que toda a região conheça e valorize a história do São Manoel.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Parceria comunitária
O projeto faz parte da iniciativa Diálogos Construtivos, realizada pelo Instituto Elos, pela Associação de Moradores da Rua João Carlos da Silva e pela Associação de Moradores do Bairro São Manoel.
A iniciativa conta com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP) e do Departamento de Políticas de Desenvolvimento Sustentável (DEPODS/OC).
Bairro São Manoel, em Santos (SP).
Divulgação/Prefeitura de Santos