Programa federal ‘Agora Tem Especialistas’ leva carreta com foco na saúde da mulher para o
A partir de sexta-feira (10), Macapá passa a contar com os serviços da carreta “Agora Tem Especialistas”, unidade móvel voltada para atendimentos gratuitos de saúde da mulher durante o Outubro Rosa. A ação faz parte de um programa federal e funcionará no Hospital do Amor, localizado no bairro Infraero 2.
O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é fruto de uma parceria entre o governo do estado do Amapá, o Ministério da Saúde e a bancada federal amapaense.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
Carreta traz atendimentos voltado à saúde da mulher para o Amapá
Isadora Pereira/g1
O objetivo é ampliar o acesso a serviços especializados e reduzir o tempo de espera por atendimento.
“O programa foi criado com a missão de oferecer tratamento no tempo certo, com gestão eficiente da fila e atendimento especializado. É uma ação concreta para melhorar a saúde pública”, afirmou o secretário do Ministério da Saúde, Mozart Sales ao g1.
Secretário do Ministério da Saúde, Mozart Sales.
Isadora Pereira/g1
Como funciona o serviço e quem pode participar
Os atendimentos são voltados exclusivamente para mulheres e realizados por meio da regulação municipal. Para participar, é necessário ter um pedido médico e estar com o cadastro atualizado na rede pública de saúde.
Carreta traz atendimentos voltado à saúde da mulher para o Amapá
Isadora Pereira/g1
Segundo Vinícius de Souza Ramos, analista de gestão da Agência de Gestão do SUS (AGSUS), as pacientes já reguladas serão chamadas a partir de segunda-feira (13).
“A carreta tem capacidade para até 60 atendimentos por dia. Os serviços são integrados e voltados ao cuidado completo da saúde da mulher”, explicou.
Vinícius de Souza Ramos, analista de gestão da Agência de Gestão do SUS (AGSUS)
Isadora Pereira/g1
Há possibilidade de ampliar os atendimentos para fins de semana, conforme demanda e acordo com o município. A carreta deve permanecer em Macapá por 30 dias, podendo ser estendida ou levada a outras localidades do estado.
A unidade móvel é equipada com estrutura moderna e vai oferecer:
Mamografia;
Ultrassonografia mamária;
Colonoscopia;
Consultas ginecológicas;
Exames preventivos do colo do útero;
Biópsia de mama.
O governador Clécio Luís destacou que a carreta representa um avanço importante para a saúde da mulher no estado.
“Vai ajudar no diagnóstico precoce de câncer de mama e colo do útero, além de reduzir a fila de atendimento. Prevenção é diamante na saúde pública”, disse.
Secretário do Ministério da Saúde Mozart Sales e o governador do Amapá Clécio Luís
Isadora Pereira/g1
Além da carreta, o estado deve receber novos investimentos em saúde, como a abertura do Centro de Radioterapia de Macapá, prevista para novembro, e a chegada de outras unidades móveis especializadas em imagem e tomografia.
Galerias Relacionadas
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: