Qual o sabor da alcachofra? Conheça benefícios da hortaliça e receitas reinventadas no interior de SP


Alcachofra é uma flor comestível vinda do mar Mediterrâneo
Reprodução/TV TEM
🍽️ É um legume? Verdura? Um tubérculo? Não. Nenhuma destas opções. A alcachofra é uma flor comestível, vinda da região do mar Mediterrâneo, produzida e colhida em grande escala no interior de São Paulo. O ingrediente, que tem um sabor único e funções medicinais, pode ser o destaque em pratos tradicionais reinventados como lasanhas, pastéis, risotos e até em sobremesas.
Recentemente, vídeos de criadores de conteúdo preparando e experimentando a alcachofra com um molho de limão viralizaram e despertaram a curiosidade de quem ainda não sabe o gosto da iguaria.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Tais Cristina Pereira de Oliveira, nutricionista de Sorocaba (SP), explica que a alcachofra é uma hortaliça muito nutritiva, rica em fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e no controle da saciedade.
Com o coração envolvido por diversas pétalas, a flor pode ser consumida cozida, como recheio, em saladas ou como antepasto. Apesar de não ser uma hortaliça barata, durante épocas de safra costuma ter preços melhores.
Clima ajuda e safra de alcachofra deve ser boa em Piedade
Ela é descrita pela profissional como uma hortaliça de gosto levemente amargo, parecendo ser uma mistura entre palmito e champignon, porém suave, que combina muito bem com temperos simples, como azeite e limão.
“Também fornece vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais importantes como magnésio, potássio e fósforo. Além disso, é fonte de antioxidantes, que atuam protegendo nossas células contra o envelhecimento precoce e processos inflamatórios”, pontuou.
Por ser pouco calórica, a alcachofra é uma ótima aliada para planos de emagrecimento, pois o consumo aumenta a sensação de saciedade e ajuda no controle da fome, segundo Tais. “Outro ponto interessante é sua ação no metabolismo do colesterol e na saúde do fígado. Ou seja, ela vai muito além de ajudar a emagrecer e contribui para a saúde como um todo”, explica.
LEIA TAMBÉM
Com o ‘ouro da terra’ entre os ingredientes, indígena da comunidade Tuyuka ensina a preparar cardápio que une aldeias e cidades
Tais Cristina Pereira de Oliveira é uma nutricionista de Sorocaba (SP)
Arquivo pessoal
Receitas reinventadas
Em São Roque, a flor é popular no destino turístico do Roteiro do Vinho e existem diversos restaurantes que oferecem pratos tradicionais em versões reinventadas com a alcachofra.
A chef de cozinha Carol Goes, junto dos irmãos e da mãe, conhecida como Tia Lina, trabalha em um destes restaurantes. O destaque da cozinheira é a sobremesa feita com a flor.
Tudo começou com Lina, ainda em 1999, quando abriu seu restaurante na cidade. Cozinheira desde os 12 anos, ela passou o legado para a família, que hoje diz viver no “mundo da alcachofra”.
Chef Carol Goes, à esquerda, junto dos irmãos e da mãe, conhecida como Tia Lina, coordenam o restaurante Cantina Tia lina, em São Roque (SP)
Arquivo pessoal
Apesar de não ser muito comum o ingrediente ser usado em uma sobremesa, essa é uma alternativa inusitada que chama a atenção dos clientes no cardápio.
A alcachofra crocante com sorvete de nata é um dos pratos de autoria da chef Carol Goes servidos no local. A alcachofra é feita com lâminas doces a partir da redução da própria cauda, guarnecida de sorvete de nata e amêndoas.
Alcachofra crocante com sorvete de nata é detaque da Cantina Tia Lina, em São Roque (SP)
Cantina Tia Lina/Reprodução
“Também temos antepastos frios e quentes, saladas e massas (…) A alcachofra é bem versátil, vai bem em recheio de tortas também. Quanto a harmonização, é um assunto bem delicado, mas para uma alcachofra ao vinagrete indico um bom vinho verde e, para a recheada, um vinho frisante demi seco”, disse a chef Carol.
Outros quitutes do restaurante incluem o fundo e folhas de alcachofra ao vinagrete, fundo de alcachofra empanado e frito, pastel de alcachofra, salada com fundo de alcachofra, massas recheadas e com molho de alcachofra, ravioli e também risotos com a flor.
Fundo de alcachofra empanado e frito, e pastéis de alcachofra estão no cardápio do restaurante da Chef Carol Goes, em São Roque (SP)
Cantina Tia Lina/Reprodução
Mais receitas
Ana Lídia, proprietária de outro restaurante em São Roque, contou ao g1 que se dedica ao cultivo e preparo da flor há mais de 30 anos. Ela e o marido começaram a vender apenas a flor in natura, mas perceberam que as pessoas procuram por receitas prontas, então começaram a preparar conservas, tortas e patês.
Com a popularidade e alta procura pelo ingrediente, Ana decidiu abrir o restaurante e permitir que os turistas parassem por ali mesmo para experimentar a alcachofra. Desde o início do inverno, as lasanhas, parmegianas e risotos de alcachofra já estão entre os pratos mais pedidos.
“Aqui no restaurante dá para ver até a plantação de alcachofra, que é logo na frente. Nós temos aqui a natureza muito bonita, a mata atlântica em volta, então aqui as pessoas vêm e têm muito aconchego”, contou Ana.
Ana Lídia é proprietária do restaurante Bonsucesso Alcachofras, em São Roque (SP)
Arquivo pessoal
O restaurante é considerado pequeno pela proprietária, comportando até 60 pessoas, mas segundo ela, é o espaço ideal para que ela consiga receber todos com carinho e uma conversa boa.
“Os turistas gostam muito da nossa comida. Também temos uma barraquinha onde fazemos o pastel de alcachofra e muitos vêm de São Paulo só para comer o pastel. Graças a Deus, nossos turistas têm saído muito satisfeitos. Fazemos tudo com muito carinho e muito amor, porque é isso que temos. Agora, em setembro e outubro, é tempo das alcachofras, elas vêm na primavera então agora temos bastante para venda e esperamos receber muita gente”, acrescentou Ana.
As receitas do estabelecimento são preparadas junto do chef Claudio Cardoso e da subchefe Luciana Soares. No cardápio, estão pressentes opções como a lasanha com molho quatro queijos ou ao sugo, e a parmegiana, feita com os fundos das alcachofras à milanesa e cobertos com molho de tomate e queijo gratinados.
Já nas opções de massas, os clientes podem experimentar um espaguete ao sugo com alcachofra e calabresa, além de sorrentinos e rondelles de alcachofra com molho bechamel. Entre as opções com carne, o destaque, segundo Ana, é o Filé Mignon Bonsucesso, servido com molho demi-glace, cogumelos e fundos de alcachofra salteados com alho laminado.
Receitas de alcachofra fazem sucesso no restaurante Bonsucesso Alcachofra, em São Roque (SP)
Arquivo pessoal
Parmegiana de alcachofra é uma das opções do restaurante de São Roque (SP)
Bonsucesso Alcachofra/Reprodução
Bata com recheio de alcachofra e bolinho caipira com a flor são sucessos do cardápio de Ana Lídia, em São Roque (SP)
Bonsucesso Alcachofra/Reprodução
Confira outros destaques do g1:
g1 em 1 minuto: acervo de colecionador ajuda a preservar a memória do rádio
Dia Nacional do Rádio: acervo de colecionador do interior de SP ajuda a preservar a memória do veículo
Aluno de escola pública de Ibitinga conquista 1º lugar em programa de intercâmbio e vai estudar no Reino Unido
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *