
Quedas d’água, lago e montanhas impressionam em Goiás. Imagens: fotógrafo e videomaker Tiago Araújo
Cataratas exuberantes, lago azul e montanhas que impressionam. Todas essas paisagens estão registradas em um vídeo publicado por um fotógrafo goiano. Com mais de 120 mil visualizações em uma semana, o registro foi feito pelo profissional com um drone e mostra as belezas das cidades de Paranaiguara e São Simão, no sudoeste do estado, além do distrito de Itaguaçu, em São Simão (veja o vídeo acima).
Fotógrafo há sete anos, Tiago Araújo conta que esteve nos três locais nos dias 18 e 19 de outubro para visitar um tio. Sempre que ele vai com a família, eles fazem esse passeio, já que os locais são próximos um do outro. Paranaiguara e São Simão estão separadas por apenas 17 quilômetros de distância. Já o distrito de Itaguaçu fica somente a cerca de 19 quilômetros do centro de São Simão.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Além da própria beleza das imagens, Tiago atribui o sucesso do vídeo à surpresa que ele causa, pois muita gente de Goiás, segundo ele, desconhece os locais. Nas imagens, aparecem as cataratas de Itaguaçu e o Lago Azul, na represa da Usina Hidrelétrica de São Simão.
“É uma região que oferece paisagens de tirar o fôlego, desde as cataratas em Itaguaçu, que são grandiosas vistas de frente. Até onde conheço, não tem algo parecido aqui em Goiás. E vejo pouca gente falar sobre isso”, disse Tiago.
À esquerda, cataratas de Itaguaçu. À dir., Lago Azul, em São Simão. Paisagens exuberantes estão localizadas no sudoeste goiano
Tiago Araújo
LEIA TAMBÉM
‘Jalapão em Goiás’: Conheça nascente e lago de águas cristalinas
Cachoeira com pêndulo, fervedouro e cavernas: conheça cidade goiana famosa por turismo de aventura
Conheça as 10 melhores cachoeiras de Goiás segundo avaliação de internautas
O fotógrafo, que nasceu em Serranópolis e mora em Jataí, avalia que a região, com tantos atrativos naturais, merece mais reconhecimento.
“Assim como o lago da represa em São Simão, que quando vai chegando, já vê como é grande, as serras que ficam ao redor de Paranaiguara também formam uma paisagem impressionante”, disse.
Segundo a Prefeitura de São Simão, a origem da cidade vem do antigo povoado de São Simão, iniciado em 1930, por garimpeiros de diamantes e pescadores. Em 1976, foi criado o distrito de Itaguaçu e anexado ao município de São Simão.
Já Paranaiguara, segundo a prefeitura, foi distrito da cidade de Quirinópolis, da qual se separou em 1954, mas se chamava Mateira. A mudança de nome só aconteceu em 1967, após a aprovação de uma lei estadual.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.