Ratinho-Goitacá, espécie rara e ameaçada de extinção, é registrado em Campos


Ratinho-goitacá é visto em Campos dos Goytacazes
Um ratinho-goitacá (Cerradomys goytaca), espécie ameaçada de extinção, foi registrado no Parque Estadual da Lagoa do Açu, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense.
A imagem foi capturada há cerca de dois meses por uma armadilha fotográfica instalada em uma das trilhas do parque.
Segundo os ambientalistas, o pequeno roedor habita áreas abertas da mata de restinga, alimenta-se principalmente de coquinhos de guriri e desempenha funções importantes para o meio ambiente, como dispersão de sementes e atuação como bioindicador ambiental.
📱 Siga o canal do g1 Norte Fluminense no WhatsApp.
“A presença dessa espécie no nosso parque deve-se ao elevado grau de preservação da unidade de conservação. Por isso, é considerado um bioindicador ambiental”, destacou o gestor do Parque Estadual da Lagoa do Açu, Samir Mansur.
O ratinho-goitacá é encontrado exclusivamente em restingas do Norte Fluminense, em áreas protegidas. A espécie foi identificada por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no Parque Nacional de Jurubatiba e também já havia sido avistada no Parque Estadual da Lagoa do Açu.
“A espécie faz parte da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza (Iucn) devido à perda de habitat e a presença de espécies exóticas que acabam por predar e competir por recursos com esses pequenos roedores”, explicou o biólogo e coordenador de guarda-parques do Parque Estadual da Lagoa do Açu, Carlos Bruno de Lemos.
Ratinho-Goytacá é visto percorrendo o Parque Estadual da Lagoa do Açu, em Campos
João Rafael Marins

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *