Recém-nascida internada na UTI após banho em maternidade no Acre: o que se sabe e o que falta esclarecer


Aurora Maria Oliveira Mesquita ficou internada por dois dias em maternidade de Rio Branco e, nesta quarta (25), será transferida para Belo Horizonte. Caso ocorreu no domingo (22), em Cruzeiro do Sul. Aurora Maria, recém-nascida que foi internada após banho em maternidade de Cruzeiro do Sul
Arquivo pessoal
A recém-nascida Aurora Maria Oliveira Mesquita será transferida para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, ainda nesta quarta-feira (25). Ela ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco por dois dias após apresentar bolhas e ter a pele das pernas e dos pés descolada depois de um banho no Hospital da Mulher e da Criança Irmã Maria Inete, em Cruzeiro do Sul.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
👉 Contexto: O pai da menina, Marcos Silva Oliveira, registrou um boletim de ocorrência contra o hospital pelos ferimentos que, segundo ele, foram causados em Aurora após o uso de água quente no banho no domingo (22). Na segunda-feira (23), ela foi transferida para Rio Branco devido à gravidade do quadro. O Ministério Público do Acre (MP-AC) investiga o caso.
Na manhã desta quarta (25), Marcos e a família contaram ao g1 que aguardavam aflitos. “Minha filha está estável, mas eu quero o melhor para ela”, complementou.
LEIA MAIS:
Família acusa hospital de causar queimaduras durante banho em recém-nascida no AC; Saúde investiga
‘Estou sem chão’, diz pai de recém-nascida internada na UTI após banho em maternidade no Acre
Recém-nascida internada na UTI após banho em maternidade deve ser transferida para hospital especializado em queimados
Família diz que recém-nascida sofreu ferimentos após banho em hospital
Inicialmente, foi apenas informado pelo secretário de Saúde, Pedro Pascoal, que estavam aguardando uma vaga em Manaus, Brasília ou Rio de Janeiro.
O g1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que confirmou a ida de Aurora, mas agora para a capital mineira. O Hospital João XXIII é considerado, pela Sociedade Brasileira de Queimados (SBQ), um dos melhores centros de tratamento de queimaduras do país.
Abaixo, o g1 reuniu o que se sabe e o que ainda falta esclarecer sobre o caso envolvendo a pequena Aurora. Confira, nessa reportagem:
Quem é a bebê
Versão da família
O que a Sesacre diz
O que aconteceu com a funcionária
O procedimento de biópsia
A apuração do MP
Pele da perna e pés da bebê saíram do corpo; caso ocorreu em Cruzeiro do Sul no domingo (22)
Arquivo pessoal
Quem é a bebê?
Aurora Maria Oliveira Mesquita nasceu de parto normal às 8h do último sábado (21) no Hospital da Mulher e da Criança Irmã Maria Inete, em Cruzeiro do Sul. O pai da criança, Marcos Silva Oliveira, informou que a recém-nascida nasceu saudável, sem nenhuma marca no corpo ou pés.
Ela já havia recebido alta, porém, os pais decidiram esperar o banho que foi indicado pela pediatra antes de irem embora do hospital.
VÍDEO: Família acusa hospital de causar queimaduras em bebê recém-nascida no AC
O que a família acredita que aconteceu?
A família acredita que a água usada durante o banho dado na bebê por uma enfermeira, no último domingo (22), estava muito quente, o que teria queimado a pele da recém-nascida, causando bolhas e, posteriormente, caindo a pele das pernas e pés.
O pai da Aurora atribui os ferimentos às partes do corpo que ficaram mais tempo submersos na água quente. (Veja vídeo do momento do banho abaixo)
VÍDEO: Secretário de saúde do Acre diz que situação de bebê será investigada
O que a Sesacre diz?
Inicialmente, o secretário Pedro Pascoal se manifestou nas redes sociais dizendo que a situação será investigada. (Veja posicionamento no vídeo acima)
Ele não descartou negligência, porém, também disse que não podia ser excluída a hipótese de a criança ter epidermólise bolhosa, uma doença genética e hereditária rara que provoca a formação de bolhas na pele.
Na terça (24), a informação era de que a pasta entrou em contato com a direção de três unidades especializadas em Manaus, Brasília e Rio de Janeiro, onde há centros de queimados pediátricos. No entanto, nesta quarta (25), a Sesacre confirmou que Aurora irá para Belo Horizonte.
Ela foi transferida de Cruzeiro do Sul para Rio Branco na segunda, onde ficou internada na UTI da Maternidade Bárbara Heliodora até esta quarta.
Família compartilhou foto onde bebê não apresentava nenhum sinal de machucado antes do banho no AC
Arquivo pessoal
O que aconteceu com a funcionária?
Na noite de terça (24), a Sesacre divulgou que a servidora filmada dando banho na recém-nascida foi afastada do cargo. Além disto, a pasta abriu um procedimento administrativo disciplinar (PAD) para apuração dos fatos.
“O procedimento inclui afastar de forma preventiva a profissional. O procedimento é rápido, vamos ouvir a profissional e fazer todos os trâmites necessários”, resumiu.
Maternidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre
Reprodução/Rede Amazônica Acre
O que a biópsia apontou?
O Instituto de Genética do Norte (IGENN), em Rio Branco, coletou o material da perna da bebê para biópsia, que deve ser feita em outro estado para, posteriormente, revelar o que causou os ferimentos na bebê: se é uma doença rara ou se são queimaduras.
O secretário de Saúde disse que, enquanto o resultado dos exames não saem, a opção mais viável neste momento é de transferir a bebê para um centro de queimados.
“Não podemos esperar o pior para tomar alguma decisão. Enquanto o exame não chega, que deve demorar entre 15 a 20 dias, vamos colocá-la dentro de um centro de queimados. Caso a biópsia dê positivo para epidermólise bolhosa, eles têm estrutura para tratar também”, destacou.
Ministério Público do Acre acompanha o caso
Tiago Silva/MPAC
O que o MP apura?
O Ministério Público do Acre (MP-AC) informou, na última segunda (23), que foi instaurada uma notícia de fato para apurar o caso que é acompanhado pela Promotoria de Justiça Cível de Cruzeiro do Sul.
O MP requisitou ainda o prontuário médico completo da recém-nascida, os protocolos operacionais adotados para o banho e higienização de recém-nascidos e um relatório circunstanciado com a sequência dos fatos.
VÍDEOS: g1

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *