Largada da Refeno acontece no Marco Zero
Yuri Lemos/Divulgação
A 36ª Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno) começa no sábado (27), com a participação confirmada de 100 embarcações. A largada será às 11h30, no Marco Zero, na capital pernambucana, aberta ao público. Os competidores vão percorrer 300 milhas náuticas (560 km) até a linha de chegada, no Mirante do Boldró, na ilha.
Participam veleiros de 16 estados do Brasil e de quatro países. O Rio de Janeiro lidera com 20 embarcações, seguido por São Paulo, com 19. Entre elas está o Pura Vida, comandado por Carla Silva Lopes, que terá uma tripulação formada apenas por mulheres — são oito no total.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Na sequência, a Bahia terá 14 embarcações e Pernambuco, 12. Santa Catarina participa com seis barcos, o Rio Grande do Sul com cinco e o Paraná com quatro. Também estão confirmados veleiros do Espírito Santo (3), Sergipe (3), Paraíba (2), Ceará (1), Rio Grande do Norte (1), Maranhão (1), Minas Gerais (1), Goiás (1) e Distrito Federal (1).
Entre os estrangeiros, participam três barcos da Argentina — San Salvador, Huyara e Intrepid. A Espanha será representada pelo Aliena e a Dinamarca pelo Odara. Da Austrália, o Shamaness estreia na disputa.
Campeão
Em 2024, o primeiro a cruzar a linha de chegada foi o Adrenalina Pura, que levou o troféu Fita Azul. O veleiro pernambucano completou o percurso em 18h49min25s.
Adrenalina Pura vence a 35ª edição da Refeno
Hugo Menezes/
Pelo segundo ano seguido, será realizada a Refeninho, um passeio ecológico com estudantes da Escola Arquipélago em embarcações da regata. A ação tem apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que preparou ainda um manual de boas práticas com regras que devem ser seguidas pelos velejadores.
Veja abaixo vídeo do NE 1 com registro da largada da Refeno em 2024 .
Começa 35ª Regata Recife-Fernando de Noronha
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias