Relíquias de São Carlo Acutis, primeiro santo da era digital, percorrem cidades do Paraná; veja quais


Guarapuava recebe relíquias de São Carlo Acutis
Um terço de uso pessoal e o crucifixo de São Carlo Acutis, o primeiro santo da geração millennial, estão percorrendo diversas cidades do Paraná.
Até terça-feira (14) as relíquias estavam em Guarapuava, na região central do estado, e nesta quarta (15) chegaram a Laranjeiras do Sul.
A previsão é que, no domingo (19), os objetos do santo sejam levados para Toledo – e, nos dias e semanas seguintes, para outros municípios. Veja quais mais abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PR no WhatsApp
As peças pertencem ao padre Tiago Henrique da Silva Medeiros, de São Paulo, que as recebeu como doação da mãe de Carlo, Antonia Salzano, em 2013.
A vinda das relíquias ao Paraná aconteceu a pedido do casal Tamires e Alisson Ceresa, amigos do padre.
Eles trouxeram os objetos para um encontro religioso em Toledo, no oeste do estado, e a partir desse evento começaram a atender pedidos de outras paróquias interessadas em receber a vista das peças.
“Elas ficam comigo, pois foi um presente da mãe do Carlo a mim. Antonia Salzano me deu essas relíquias no ano de 2013, e onde os padres solicitam, elas são levadas”, contou Pe. Tiago ao g1.
Leia também:
Investigação: Socorristas do Samu são agredidos com barra de ferro durante atendimento
‘Não sei como vou continuar vivendo com isso’, diz tio de criança achada morta em rio no PR
PR-364: Obra de asfalto é paralisada devido a fósseis de animais mais antigos que dinossauros
Visitas em diversas cidades do estado
Crucifixo e terço de uso pessoal de Carlo Acutis, primeiro santo ‘millenial’
Reprodução/RPC
Os objetos estão em peregrinação por diferentes cidades, buscando alcançar o maior número possível de pessoas. A intenção, explica o padre, é disseminar a história de Carlo e fortalecer a fé católica dos jovens.
Segundo Alisson Ceresa, responsável por trazer os objetos às cidades paranaenses, a peregrinação já passou por oito cidades do Paraná, entre elas Cascavel, Toledo, Mercedes e Terra Roxa.
A programação inclui também futuras passagens por Umuarama, Foz do Iguaçu, Guaíra, Marechal Cândido Rondon e Cafelândia.
De acordo com o padre Tiago, as relíquias são levadas conforme os pedidos de padres e dioceses e devem permanecer no Paraná até dezembro.
VEJA TAMBÉM: Santuário em Curitiba guarda fios de cabelo de Carlo Acutis
Quem foi Carlo Acutis
Quem é Carlo Acutis, o padroeiro da internet, canonizado por Papa Leão XIV
Nascido no dia 3 de maio de 1991, em Londres, na Inglaterra, Carlo Acutis foi criado em Milão, na Itália, onde ainda criança tornou-se católico e devoto da Virgem Maria.
Além da igreja, ele gostava de computadores e tinha um conhecimento de ciência da computação muito acima da média para garotos da sua idade.
Acutis conquistou uma legião de devotos e ganhou fama por usar seu talento em computação para evangelizar online.
Carlo Acutis morreu em um 12 de outubro, em 2006, vítima de leucemia. Ele se tornou o primeiro santo millennial, oficialmente canonizado em 7 de setembro de 2025.
*Com colaboração de Gabriela Daniel, estagiária do g1, supervisionada por Millena Sartori.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraná:
Leia mais notícias no g1 Paraná

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *