Rematrícula para o ano letivo de 2026
Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR
O período de rematrícula para o ano letivo de 2026 nas escolas estaduais de Mato Grosso termina nesta sexta-feira (3). O processo acontece independentemente da aprovação do estudante ao final do ano letivo 2025, desde que ele tenha atingido a frequência mínima de presença de 75% no ano.
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT) alerta que, mesmo com a rematrícula automática, os pais, responsáveis legais ou o próprio estudante quando maior de idade, deverão atualizar o cadastro, apresentando toda a documentação pendente. A falta de atualização dos documentos pode comprometer o sucesso a recursos e programas educacionais.
Outro comportamento que pode prejudicar a efetivação da matrícula é o não comparecimento do estudante nas primeiras semanas de aula. Conforme a Portaria n.º 755/2025, a ausência do estudante pode implicar na perda da vaga por abandono nos seguintes casos:
Faltar nos primeiros 15 dias de aula;
Faltar durante sete dias intercalados ao longo do ano.
Essa decisão vai segundo a Lei de Diretrizes e Bases, que diz que um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Transferência e novas matrículas
Para a transferência de alunos da rede municipal para a estadual as datas são diferentes. Neste caso, o processo inicia no dia 3 de outubro.
Para novos estudantes que iniciam na rede estadual, a matrícula será feita online entre 13 de outubro e 7 de novembro. A ficha de matrícula será pelo portal “MatrículaWeb”, disponibilizada somente na data de abertura.