Rio Tietê volta a ficar coberto por espuma tóxica em Salto


Situação foi registrada por moradores na manhã desta segunda-feira (2), no Parque das Lavras. Rio Tietê volta a ficar coberto por espuma tóxica em Salto
Moradores que passaram pelo Parque de Lavras, em Salto (SP), na manhã desta segunda-feira (2) registraram um trecho do Rio Tietê coberto por espuma branca.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Conforme especialistas, a espuma é tóxica e composta de resíduos de detergentes, sabão em pó e outros materiais que são lançados na água sem nenhum tipo de tratamento.
Ainda segundo os especialistas, a cidade de Salto, a 100 km da capital, recebe a maior parte das 600 toneladas de poluição despejadas na água todos os dias por 34 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.
Por conta disso, o problema se intensifica na cidade, especialmente no trecho com quedas e corredeiras de água, que acabam concentrando ainda mais as espumas no rio. Além disso, o tempo seco colabora para que as espumas demorem ainda mais tempo para sumirem.
Fiscalização no Rio Tietê registra 56 infrações ambientais e aplica R$ 200 mil em multas em um mês
Na terça-feira (27), a situação já havia sido registrada por moradores e turistas. Na ocasião, a Prefeitura de Salto informou que monitora a situação e orienta os moradores a não se aproximarem nem tocarem na água.
Espuma tóxica volta a cobrir leito do Rio Tietê em Salto (SP)
Gilberto Esquerdo/Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *