Rodrigo Pacheco diz que se ‘sente honrado’ e lembra que Lula o convidou para disputar governo de MG


Rodrigo Pacheco durante visita ao Amapá
João Pantoja/Rede Amazônica
O ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse nesta quinta-feira (16) que se sente “honrado” por aparecer na lista de nomes cotados para substituir o ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).
Pacheco, que tem recebido apoio de senadores para ocupar a vaga, afirmou que quer evitar “especulações” neste momento.
O parlamentar afirmou que a decisão cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e deve ser “respeitada qualquer que seja ela”.
Lula debate sucessão de Barroso com ministros do STF
Lula já disse publicamente que gostaria que Pacheco fosse candidato a governador de Minas Gerais, estado de origem do parlamentar.
“É muito difícil, para mim, comentar a respeito disso. São manifestações que surgem, fico muito honrado e satisfeito que elas existam. Me lembro do ministro Flávio Dino dizendo que não se faz campanha para isso, mas, ao mesmo tempo, não se recusa”, declarou.
Presidente do Senado entre 2021 e 2025, Rodrigo Pacheco é apontado por aliados como um dos nomes cotados pelo presidente Lula para a cadeira vaga no Supremo com a aposentadoria de Barroso.
Além de Rodrigo Pacheco, aliados de Lula também apontam que a lista de cotados para a cadeira de Barroso conta com o atual advogado-geral da União, Jorge Messias; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas; e a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Daniela Teixeira.
Em conversa com a imprensa nesta quinta, apesar de dizer que gostaria de evitar especulações, Rodrigo Pacheco fez elogios a Jorge Messias e a Bruno Dantas.
“Acho que [Messias] é um bom nome, tive muito boa relação com ele, acho alguém muito bem preparado, presta um bom serviço na Advocacia-Geral da União. Só tenho elogios a fazer ao Messias e ao Bruno Dantas”, disse.
– Esta reportagem está em atualização

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *