Rua homenageia Leonardo Roitman, mas não é o de ‘Vale Tudo’; entenda a curiosidade que viralizou na web


Guilherme Magon interpreta Leonardo Roitman em Vale Tudo, da TV Globo; Leonardo Roitman foi político santista
Reprodução/TV Globo e Denise Campos de Giulio
A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, tem uma rua denominada Leonardo Roitman – mesmo nome do filho de Odete Roitman, da novela ‘Vale Tudo’. Leonardo é um dos principais suspeitos de matar a vilã. O nome da rua é uma homenagem a ativista político do município. O assunto repercurtiu nas redes sociais devido à coincidência com a ficção.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A rua fica localizada no bairro Vila Mathias, entre a Avenida Ana Costa e a Rua Comendador Martins. Se ela não homenageia o personagem da novela, afinal, quem foi Leonardo Roitman?
O logradouro faz referência ao político nascido em 1917. Militante sindical, Roitman se tornou presidente do Sindicato dos Empregados na Administração dos Serviços Portuários (Sindaport) em 1944. A sede da entidade, inclusive, fica no cruzamento entre a Rua Leonardo Roitman e a Rua Júlio Conceição, também no bairro Vila Mathias.
Já em 1945, ele ingressou no Partido Comunista Brasileiro (PCB) e foi eleito vereador naquele ano pelo Partido Social Trabalhista (PST), em razão do PCB estar impedido de disputar eleições. Ele também era tido como futuro prefeito da cidade.
Fantástico entrevista Manuela Dias na véspera do assassinato de Odete Roitman
Na véspera da posse, no entanto, os 14 vereadores foram cassados pelo governo Dutra. Em 2014, a Câmara de Santos chegou a realizar uma sessão solene que devolveu, simbolicamente, os mandatos dos ex-prefeitos e vereadores cassados.
Roitman, que trabalhava na Companhia Docas de Santos (CDS), foi demitido após o golpe militar de 1964. Ele morreu após um colapso cardíaco em agosto de 1983. Neste dia, uma caravana santista foi até Brasília para pleitear a autonomia política da cidade, e foi denominada Caravana Autonomista Leonardo Roitman em sua homenagem.
Quem matou Odete?
Noveleira, a chef de cozinha Agnes Costa Rotava lançou desafios para os clientes interagirem e apostarem em quem será o assassino de Odete Roitman (Debora Bloch)
Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal e Reprodução/TV Globo
A pergunta que parou o Brasil entre 1988 e 1989 voltou com força graças ao remake de Vale Tudo. A cidade de Santos realmente climou no clima da novela. Um restaurante de Santos, inclusive, lançou uma ação inusitada: clientes que acertarem o responsável pela morte da personagem, agora interpretada por Debora Bloch, ganham prêmios.
A ideia partiu da chef Agnes Costa Rotava, de 45 anos, dona do Restaurante Espanhol e Sabores da Terra. Após uma conversa com as funcionárias, ela criou duas ações: um sorteio no Instagram e um bolão beneficente no restaurante. Os prêmios incluem jantares, almoços e uma semana de refeições grátis. As doações serão destinadas à Escola Portuguesa e ao Lar Espírita Mensageiros da Luz.
O episódio final da novela vai ao ar em 17 de outubro, e os ganhadores da ação serão anunciados no último capítulo. “Ser empreendedor no Brasil é isso: você tem que ser criativo, além de ter técnica, experiência, estudar e muito.”
Beatriz Segall interpretou Odete Roitman na versão de 1988 de ‘Vale Tudo’. Em 2025, Debora Bloch dará vida personagem.
Bazilio Calazans/Acervo/Globo/Rudy Huhold
Vale Tudo
Na versão original, exibida em 1988, Odete Roitman (Beatriz Segall) foi morta a tiros fora do campo da câmera. O mistério durou quase duas semanas até a revelação: Leila (Cássia Kiss), que a confundiu com Maria de Fátima (Glória Pires).
No remake, Leila é vivida por Carolina Dieckmann e Maria de Fátima por Bella Campos. O novo desfecho, adaptado por Manuela Dias, segue em segredo.
Quem é Odete Roitman?
Odete Roitman é uma personagem interpretada por Debora Bloch. Viúva desde cedo, assumiu os negócios do Grupo Roitman, que inclui a companhia aérea TCA, e multiplicou sua fortuna em pouco tempo. É mãe de Heleninha (Paolla Oliveira), Afonso (Humberto Carrão) e irmã de Celina (Malu Galli).
De origem humilde, Odete ascendeu social e economicamente com frieza e estratégia. Sem raízes nobres, compensa com arrogância: odeia tudo que é popular, despreza o Brasil, que considera um país subdesenvolvido, e vive cercada por luxo, poder e um senso de superioridade.
Odete foi originalmente interpretada pela atriz Beatriz Segall (1926 – 2018) na primeira versão da novela, exibida em 1988.
Afonso Roitman (Humberto Carrão), Celina Junqueira (Malu Galli), Odete Roitman (Débora Bloch) e Heleninha Roitman (Paolla Oliveira) na nova versão de ‘Vale Tudo’
Divulgação/TV Globo
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *