Rússia faz o maior ataque aéreo a Kiev desde o início da guerra; mais de 800 drones atingiram a capital da Ucrânia


Bombeiros trabalham no local da sede do governo da Ucrânia danificada durante ataques com drones e mísseis russos, em meio à ofensiva da Rússia contra a Ucrânia, em Kiev
Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia em Kiev/Divulgação via Reuters
A Rússia lançou neste domingo (7) o maior ataque aéreo desde o início da guerra contra Kiev, capital da Ucrânia, com drones e mísseis. Pelo menos três pessoas morreram, segundo a agência de notícias Reuters.
Pela primeira vez, um dos principais prédios do governo ucraniano em Kiev foi atingido por bombardeio. Uma coluna de fumaça foi vista saindo da sede do gabinete de ministros.
“Pela primeira vez, o prédio do governo foi danificado por um ataque inimigo — o telhado e os andares superiores”, afirmou a primeira-ministra ucraniana, Yulia Svyrydenko, em um canal no aplicativo de mensagens Telegram.
A Rússia confirmou que usou aviões, drones, mísseis e artilharia para atingir fábricas de armamentos ucranianas,
Segundo autoridades ucranianas, a Rússia atacou com 805 drones e iscas e 13 mísseis de diferentes tipos. O porta-voz da Força Aérea, Yuriy Ihnat, confirmou à agência de notícias Associated Press que foi o maior ataque com drones desde a invasão em larga escala.
A Ucrânia disse ter abatido ou neutralizado 747 drones e 4 mísseis. Ainda assim, houve 9 impactos de mísseis e 56 ataques de drones em 37 localidades. Em oito delas, destroços caíram sobre áreas civis.
Fumaça sobe sobre Kiev após um ataque russo com mísseis, em meio à ofensiva da Rússia contra a Ucrânia neste domingo
Vladyslav Sodel/Reuters
Até agora, Moscou vinha evitando alvos centrais do governo em Kiev. Policiais bloquearam o acesso enquanto bombeiros e ambulâncias chegavam ao local.
*Esta notícia está em atualização
Putin rejeita garantia de segurança do ocidente à Ucrânia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *