A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Piauí recebeu, nesta quarta-feira (1º), o primeiro lote de sementes de arroz que será distribuído a agricultores familiares em diversas regiões do estado. A atividade aconteceu na comunidade Pilões de Pedra, no município de Porto, e integra o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – modalidade sementes, operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O investimento é de R$ 150 mil em recursos federais.
Segundo o diretor de Fomento às Cadeias Produtivas da SAF, Alionardo Santiago, a iniciativa representa uma ampliação importante na política de distribuição de sementes já realizada pela secretaria, que entrega também milho e feijão. “Essa aquisição de sementes pelo PAA vai ser incorporada ao quantitativo de sementes da SAF e ela vai ser distribuída no cronograma oficial da secretaria, sendo incorporada agora a semente do arroz”, explicou.
Entrega de arroz para famílias.
Ascom/SAF
Na solenidade em Pilões de Pedra, a SAF recebeu 7.860 quilos de arroz. Ao todo, mais de 10 mil quilos foram adquiridos por meio do programa e serão entregues posteriormente aos agricultores familiares.
“Aqui, o assentamento Pilões de Pedra está entregando à SAF uma quantidade de 7.860 quilos de sementes de arroz, mas a aquisição por esse programa PAA Sementes vai contemplar mais de 10 mil quilos para a SAF e distribuir para os agricultores”, detalhou Alionardo Santiago.
Grãos de arroz distribuição.
Ascom/SAF
O diretor de Fomento às Cadeias Produtivas da SAF destacou, ainda, que o modelo fortalece a agricultura familiar por meio da compra com doação simultânea.
“O programa foi operacionalizado pela Conab, mobilizado pelo MPA [Ministério da Pesca e Aquicultura] e executado pela associação dos pequenos agricultores familiares aqui do assentamento Pilões de Pedra. Foi uma modalidade adquirida via associação”, acrescentou.
Outro diferencial da iniciativa é o foco em sementes tradicionais. “O diferencial é que é uma nova modalidade do PAA, que é aquisição de sementes da agricultura familiar, e que essas sementes vão ser distribuídas para a agricultura familiar. Ele contempla apenas sementes tradicionais, crioulas ou convencionais. Não contempla sementes híbridas, nem geneticamente modificadas”, reforçou Alionardo Santiago.
Plantação de arroz.
Ascom/SAF
Com essa ação, a SAF vai incorporar o arroz à lista de insumos já distribuídos regularmente aos agricultores familiares, como milho e feijão, ampliando o apoio às comunidades rurais do Piauí.