Quatro pessoas, membros de uma quadrilha especializada em furtos de cargas mediante fraude, foram presas em flagrante nesta quinta-feira (4) durante operação conjunta do setor de inteligência da Guarda da cidade e da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Piracicaba (SP).
Além da prisão do grupo criminoso, que ocorreu na capital paulista, a polícia também recuperou duas cargas, totalizando mais de R$ 40 mil em mercadorias de um empresa de Cordeirópolis.
Como quadrilha agia
Segundo a polícia, a quadrilha utilizava um sistema sofisticado de fraude, com uso de documentação falsificada e pontos de transbordo em áreas urbanas, agindo com divisão clara de tarefas e alto grau de organização.
“A quadrilha utilizava um sistema sofisticado de fraude, com uso de documentação falsificada e pontos de transbordo em áreas urbanas, agindo com divisão clara de tarefas e alto grau de organização”, descreveu a polícia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Seis meses de investigação
A investigação começou em fevereiro deste ano, quando representantes da empresa procuraram a Deic de Piracicaba para relatar a fraude na retirada de uma carga de alto valor, com uso de identidade empresarial falsa.
Durante as diligências, foi identificada a iminência de nova retirada fraudulenta, com o mesmo padrão. O caminhão monitorado, em vez de seguir para o destino previsto (Itapira/SP), dirigiu-se à zona norte da capital paulista, onde foi flagrado transbordando a carga em um imóvel localizado na região da Brasilândia.
Com base nas informações levantadas pela Guarda e investigação da Deic, a abordagem aos suspeitos foi feita no momento do descarregamento da carga. Dois dos presos eram da região de Ribeirão Pires, em São Paulo, e outros dois homens da Brasilândia, zona norte da capital.
Durante a operação, também foi localizada a carga anterior subtraída no mesmo imóvel, além de materiais utilizados pela quadrilha, demonstrando que o local já funcionava como ponto de apoio logístico para a organização.
As investigações continuam para identificar possíveis conexões da quadrilha com outras ocorrências semelhantes em Cordeirópolis e cidades da região, com o objetivo de responsabilizar os envolvidos por todos os crimes cometidos.
VEJA TAMBÉM:
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba