Sancionada pela Lei Magnitsky, esposa de Moraes esteve nos EUA pela última vez em 2022, segundo registros

A advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, viajou aos Estados Unidos pela última vez em 2022.
Documento oficial do governo dos EUA aponta que a última entrada de Viviane no país ocorreu em 12 de novembro de 2022, com saída registrada três dias depois, em 15 de novembro, pelo aeroporto de Nova York.
Viviane Barci de Moraes se tornou alvo nesta segunda-feira (22) de sanções do governo dos Estados Unidos. A advogada foi incluída na lista de sancionados pela Lei Magnitsky, que inclui bloqueio de bens e a proibição de entrada no país.
O ministro Alexandre de Moraes já havia sido penalizado pela mesma legislação em julho deste ano. A extensão da medida para Viviane compõe uma estratégia de retaliação do governo Trump contra o ministro do STF — o tribunal condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump, a 27 anos de prisão por golpe de Estado em agosto.
O governo americano tem argumentado que o magistrado teria conduzido uma “caça às bruxas” no processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Os registros de entradas e saídas de Viviane mostram viagens da advogada aos EUA desde 2016, em datas semelhantes às de Moraes. As estadias em solo americano duraram poucos dias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *