Bonde Turístico de Santos completa 25 anos.
Divulgação/Prefeitura Municipal de Santos
A Prefeitura de Santos marcou os 25 anos do Bonde Turístico com o lançamento de um aplicativo de realidade aumentada, o retorno do Bonde Pelé revitalizado e um programa escolar voltado a alunos da rede municipal. O evento foi realizado no Paço Municipal.
Interrompida em 1971, a linha do Bonde Turístico foi reativada em 2000 e, desde então, já transportou mais de 2 milhões de passageiros pelo Centro Histórico de Santos, segundo a prefeitura.
O aplicativo ‘Bonde Santos RA’ permite que turistas e moradores explorem o passado do bonde em tempo real. Ao apontar a câmera do celular para pontos do Centro Histórico, o usuário acessa imagens antigas, curiosidades e conteúdos interativos.
Durante a cerimônia realizada na terça-feira (23), também foi oficializado o programa ‘Viajando pela História’, que levará alunos da Jornada Ampliada, da rede municipal, para aprenderem de forma lúdica sobre o patrimônio e a identidade de Santos. Na ocasião, estudantes da UME Waldery Almeida, localizada na Zona Noroeste, participaram do passeio no Bonde Turístico como parte da atividade.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Outro destaque foi o retorno do Bonde Pelé, original da cidade do Porto, em Portugal. Com quase 100 anos, o veículo foi revitalizado e ganhou sistema multimídia com duas TVs de 24 polegadas, que exibem vídeos sobre a carreira do jogador e o Museu Pelé, no Valongo.
Em Santos, são 13 bondes circulando por cinco quilômetros de rota, transportando em média 60 mil passageiros. De acordo com a prefeitura, outros oito estão para chegar, doados por cidades da Alemanha e Japão. Todos os veículos farão parte do Museu Ferroviário de Santos.
A rota do Bonde Turístico tem saída da Estação Valongo e percorre o Centro Histórico, passando por trás da Bolsa do Café, Praça Barão do Rio Branco, Prefeitura/Praça Mauá e retornando ao Valongo pela Rua do Comércio. É considerado o primeiro museu vivo internacional de bondes da América Latina.
O percurso dura cerca de 30 minutos e a linha é equipada com acessibilidade, sistema de audioguia e libras. Os valores dos ingressos são R$ 7 (inteira) e R$ 3,50 (meia).
As saídas ocorrem de terça a domingo, com partidas a cada 30 minutos entre 10h30 e 17h. Aos sábados, os intervalos são de 20 minutos. A bilheteria funciona no Museu Pelé.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos