Escola Municipal Jacob Andrade Câmara, em São Vicente (SP)
Reprodução/Facebook
As cidades de São Vicente e Cubatão, na Baixada Santista, estão com matrículas abertas em escolas municipais para o período letivo de 2026. Os pais devem conferir os requisitos para concorrer as vagas e a as datas para a inscrição da criança ou adolescente.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Em São Vicente, os responsáveis devem realizar a matrícula em creches e unidades que oferecem educação infantil até o dia 17 de novembro, apresentando os seguintes documentos:
Originais e cópias do documento de identificação com foto do responsável;
Certidão de nascimento ou RG da criança;
Comprovante de residência em nome do responsável legal;
Comprovante de trabalho do responsável (caso esteja empregado)
Declaração de trabalho do empregador, com a devida identificação, informando o tipo de Atividade laboral realizada e a carga horária semanal, com assinatura do empregador reconhecida em cartório.
Documento que comprove inscrição no Cadastro único ou programas sociais públicos
Para a segunda chamada, as matrículas para creches devem ser realizadas na Secretaria da Educação (Seduc), de 5 a 23 de janeiro de 2026, no Departamento de Demanda Escolar. Após esse período, voltam a ser recebidas nas creches.
Nas unidades educacionais com turmas de educação infantil, a segunda chamada começa no dia 5 de janeiro e as inscrições devem ser feitas na secretaria da escola.
Cubatão
Já em Cubatão, as inscrições vão até o dia 20 de dezembro por meio de um formulário online. O responsável deve preencher a data de nascimento da criança ou adolescente para que o formulário correto, de acordo com idade, seja aberto. Também estão disponíveis vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
No formulário, é necessário anexar uma cópia legível da certidão de nascimento do futuro aluno e do comprovante de residência atual no nome do responsável legal. Para rematrícula, o responsável deve procurar a unidade onde o aluno já estuda.
Confira os requisitos:
Ensino infantil I (creches) – para bebês com quatro meses completos em 31/03/2026 e nascidos até 31/03/2023.
Ensino infantil II (pré-escola) – para crianças com 4 e 5 anos completos até 31/03/2026 e nascidos até 31/03/2021.
Ensino fundamental (regular) – crianças com no mínimo 6 anos completos até 31/03/2026.
Para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a matrícula deve ser feita pessoalmente, na unidade de interesse. As aulas são disponibilizadas na rede municipal de ensino, com conteúdos desde a alfabetização até o nono ano do ensino fundamental.
Para ingressar, é preciso ter pelo menos 15 anos e apresentar os seguintes documentos: identidade (RG), certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, histórico escolar, declaração de trabalho (se estiver empregado) e uma foto 3×4. Menores de idade devem ir acompanhados do responsável.
As inscrições podem ser realizadas nas seguintes unidades escolares:
Alfabetização – de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, das 14h às 17h:
UME Estado de Alagoas -Rua Faixa do Oleoduto, s/nº – Pinhal do Miranda
Complexo Educacional Geraldo Cardoso Guedes – Rua José Rodrigues dos Santos, s/nº – Jardim Nova República
1º ao 9º ano – de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, das 14h às 17h e das 18h às 20h:
UME Bernardo José Maria de Lorena – Av. Nossa Senhora Da Lapa, 758 – Vila Nova
UME Dom Pedro I- Rua São Francisco de Assis, s/nº – Vila Natal
UME Padre Manoel da Nóbrega – Av. Beira Mar, 1392 – Jardim Casqueiro
UME Padre José de Anchieta – Rua Salgado Filho, 130 – Jardim São Francisco
UME Rui Barbosa – Rua Vereador Luiz Pieruzzi Neto, 50 – Ilha Caraguatá
Outras cidades
A Prefeitura de Itanhaém informou ao g1 que as matrículas ficam abertas durante o ano inteiro. As rematrículas para o ano seguinte acontecem na segunda metade do mês de dezembro.
Em Bertioga, a prefeitura informou que o processo acontecerá do dia 3 a 24 de novembro.
Santos já encerrou o período de candidaturas para o ano letivo de 2026 em setembro. Segundo a prefeitura, a disponibilidade das vagas remanescentes serão divulgadas no Diário Oficial e as inscrições para Educação Infantil e Fundamental serão realizadas em janeiro de 2026.
Os pedidos de matrícula deverão ser formalizados de forma online, por este site, ou na escola mais próxima. É necessário apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento do aluno candidato; comprovante de residência em Santos, documento de identificação do responsável pelo aluno, laudo comprobatório de deficiência, caso o aluno tenha.
A prefeitura de Santos decidiu antecipar o processo de matrículas para organização do planejamento das famílias e da própria prefeitura. Confira abaixo:
Inscrições abertas para o ensino na rede municipal de Santos em 2026
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos