Secretaria de Saúde alerta municípios sobre identificação de casos de intoxicação por metanol em Sergipe


Bebidas destiladas
Reprodução/ TV Globo
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) encaminhou aos municípios sergipanos um alerta epidemiológico para instruir os profissionais de saúde sobre a identificação de casos de intoxicação por metanol. A medida atende a recomendação do Ministério da Saúde (MS).
O alerta acontece após diferentes estados registrarem casos suspeitos, bem como confirmação de mortes por intoxicação de metanol em bebidas alcoólicas adulteradas. A situação é caracterizada como um Evento de Saúde Pública (ESP).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
O diretor da Vigilância Sanitária, Marco Aurélio, explicou que, apesar de Sergipe não ter nenhum caso suspeito, os profissionais de saúde devem ficar atentos a sinais e sintomas como dor abdominal, visão adulterada, confusão mental, convulsões, náusea, quadro de gastrite e embriaguez apresentados após 12 horas da ingestão de bebida alcoólica.
Caso algum paciente apresente os sintomas de intoxicação por metanol, os profissionais de saúde devem informar, em até 24 horas, ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Sergipe (Cievs/SE) por meio do e-Notifica Cievs ou pelo Disque Notifica (79-99191-5838).
Além disso, a notificação deve ser registrada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), sob o agravo Intoxicação Exógena, e encaminhada à Vigilância Epidemiológica do município onde foi realizado o atendimento
O paciente que apresentar os sintomas de intoxicação por metanol deve procurar o serviço de emergência mais próximo da sua casa para investigação diagnóstica e tratamento adequado.
Leia mais:
Anvisa aciona autoridades internacionais para trazer antídoto do metanol ao Brasil
Metanol: fígado vira ‘vilão’ e transforma bebida adulterada em veneno silencioso; entenda

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *