
Servidora denuncia transfobia na Câmara de Vereadores de Aracaju
A ex-conselheira tutelar e atual assessora técnica da Secretaria de Estado de de Políticas Públicas para Mulheres, Silvânia Santos, denunciou ter sido vítima de transfobia durante um evento em que era palestrante na Câmara de Vereadores de Aracaju. Nesta terça-feira (11), ela gravou um vídeo narrando a situação e prestou um boletim de ocorrência.
Segundo Silvânia, na última sexta-feira (7), quando ela se dirigia ao banheiro do local, um guarda municipal indicou o banheiro masculino. Ela chegou a questionar e ele teria respondido de forma irônica: “apois, é esse mesmo”.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Ainda de acordo com o Boletim de Ocorrência, a vítima acredita que a discriminação foi proposital por ele já a conhecer como membro atuante de movimentos de luta LGBT e negro no estado.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O que diz a Guarda Municipal de Aracaju
A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) classificou a situação como uma postura transfóbica e uma atitude incompatível com os valores institucionais. A instituição repudia toda e qualquer forma de discriminação, violência ou constrangimento.
Além disso, a GMA disse que o guarda será transferido para outra unidade e assim que for oficialmente notificada sobre o fato, serão adotadas as providências para apuração.
A Guarda Municipal reforçou que desenvolve um procedimento para padronizar abordagens e atendimentos. A instituição reiterou que qualquer conduta que viole a dignidade humana não possui aval do órgão e que a orientação institucional é clara e inegociável: respeitar todas as pessoas.
Câmara de Aracaju
CMA/Arquivo