Setembro Amarelo: veja onde encontrar atendimentos psicológicos gratuitos ou com valor social em Caruaru


A campanha Setembro Amarelo relembra a importância de cuidados com a saúde mental
Divulgação
O Setembro Amarelo chama atenção para a importância da prevenção ao suicídio e do cuidado com a saúde mental. A campanha, realizada em todo o país desde 2014, dedica o mês de setembro a ações de conscientização sobre saúde mental.
Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, além de atividades especiais neste mês, diversos serviços de atendimento psicológico estão disponíveis durante todo o ano, de forma gratuita ou com taxa de valor social.
O g1 separou alguns serviços de atendimento psicológicos que são oferecidos gratuitamente ou com taxa de valor social em Caruaru. Veja como acessar os serviços:
Onde buscar atendimento psicológico
UniFavip Wyden
O Serviço de Psicologia Aplicada (SEP), clínica-escola da UniFavip Wyden, oferece atendimentos psicológicos gratuitos para a população. O funcionamento ocorre:
Segunda-feira: das 12h às 17h e das 18h às 22h;
Terça-feira: das 8h às 12h e das 17h às 22h;
Quarta-feira: das 12h às 17h e das 18h às 22h.
Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (81) 3138-8530. Além disso, serão realizados plantões psicológicos em diferentes datas. Informações adicionais estão disponíveis no perfil @psicologiaunifavip, no Instagram.
Uninassau
A Uninassau Caruaru oferece atendimento psicológico com valor social na Clínica-Escola, destinado a crianças, adolescentes e adultos. Os agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp (81) 9.9535-7541, das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira.
Além das consultas regulares disponíveis ao longo do ano, a instituição promove, na quinta-feira (11), um plantão psicológico gratuito, das 8h às 21h, conduzido por professores e estudantes do curso de psicologia. Para esse plantão, não é necessário agendamento.
Onde buscar atendimento de apoio emocional
CVV
O CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece atendimento gratuito e sigiloso para apoio emocional e prevenção do suicídio, disponível por telefone no número 188, por meio de um canal de chat e pelo e-mail no site www.cvv.org.br. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acessado por qualquer pessoa que precise conversar e encontrar apoio.
Fundado em 1962, o Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma entidade filantrópica que oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio de forma gratuita, sigilosa e anônima. Atualmente, conta com cerca de 3.300 voluntários em 20 estados e no Distrito Federal.
Evento sobre saúde mental
No sábado (6), das 14h às 18h, a 1ª Igreja Batista em Caruaru realiza o evento “Setembro Amarelo”, com palestras sobre saúde mental, fé e acolhimento. A entrada é solidária, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.
Entre os temas abordados estão sintomas da depressão e ansiedade, além da discussão “Depressão não é falta de fé”. Participam do encontro a psicóloga Ana Carla, a psicanalista Tereza Farias e o missionário Joel Lima. As inscrições podem ser feitas através deste link.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *