O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (24) que ele e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se tratarão com respeito em um eventual encontro. “Somos dois homens de 80 anos”, justificou Lula.
O presidente deu entrevista coletiva na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, onde participou nos últimos dias da Assembleia-Geral.
Em seu discurso na assembleia, nesta terça, Trump disse que teve um rápido encontro com Lula nos bastidores e que sentiu uma química entre ambos. Disse ainda que podem ter uma conversa na semana que vem.
Uma jornalista perguntou a Lula na coletiva desta quarta se ele teme passar por um constrangimento, em uma eventual reunião no Salão Oval, como Trump criou para os presidentes Volodymir Zelensky (Ucrânia) e Cyril Ramaphosa (África do Sul).
“O Trump faz 80 anos em junho do ano que vem. Eu faço em outubro deste ano. Portanto, sou mais velho do que ele. Somos dois homens de 80 anos e não tem que ter brincadeira […] Acho que vamos conversar como dois seres humanos civilizados, não tem espaço para brincadeiras”, afirmou Lula.
O presidente afirmou que vai respeitar Trump como presidente dos EUA e que será respeitado pelo colega como presidente do Brasil.