Primeiro grupo de pinguins reabilitados em Santa Catarina em 2025 retornam ao mar
🌊🐧’Tá dando onda’! Onze pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foram devolvidos à natureza após passarem por reabilitação em Florianópolis. Eles haviam sido resgatados em praias do litoral catarinense, debilitados, com frio e fome. Esta foi a primeira soltura da temporada de 2025 (veja galeria no fim da matéria).
A soltura aconteceu nesse sábado (20), na Praia do Moçambique e foi organizada pela Associação R3 Animal, responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Um dos pinguins recebeu um transmissor via satélite, para que a rota migratória possa ser acompanhada em tempo real. A iniciativa ajuda na coleta de dados para a conservação da espécie.
🔍Como são animais que vivem em grupo, os pinguins esperam formar um bando antes de serem soltos. Cada um recebe um microchip do tamanho de um grão de areia, colocado sob a pele e que permite identificar o animal caso ele seja encontrado novamente.
Durante o inverno, é comum que pinguins-de-Magalhães cheguem à costa catarinense vindos da Patagônia Argentina, em busca de águas mais quentes e alimento. Muitos juvenis, por serem inexperientes, acabam se perdendo e encalhando nas praias.
1ª soltura de pinguins reabilitados em 2025 em SC
Segundo a veterinária Dariana Nesello, os animais chegam muito debilitados, mas com cuidados como alimentação, aquecimento, medicamentos e fisioterapia, conseguem se recuperar e voltar ao mar.
“Aos poucos, vamos acompanhando a recuperação: eles começam a comer peixes inteiros, ganham peso, ficam em pé… é muito gratificante saber que fizemos parte disso”, relata
Até 20 de setembro, foram registrados 2.421 pinguins na temporada de migração em Florianópolis. Desses, apenas 107 estavam vivos no momento do resgate, número considerado dentro da média para o período, segundo os especialistas.
LEIA TAMBÉM:
Mais de 200 pinguins são encontrados mortos em SC em dois dias
O que pode ter causado mortes de pinguins encontrados em praia do Norte de SC
🐧O que fazer ao avistar um pinguim vivo na praia?
Se o animal estiver no mar, não interfira; ele pode estar de passagem e o resgate ainda não pode ser realizado;
Se o animal encalhar na areia, não tente devolvê-lo ao mar;
Jamais coloque o pinguim em contato com o gelo;
Evite se aproximar do animal: ele pode se assustar e tentar voltar para o mar;
Afaste crianças, animais domésticos e curiosos;
Acione o resgate: 0800 642 3341 ou (48) 3018 2316 (diariamente das 7h às 17h)
Onze pinguins reabilitados retornam ao mar em Florianópolis
Laíza Castanhari/R3 Animal
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias