Teatro de Macapá é apresentado para classe artística local
O Teatro Municipal de Macapá será inaugurado na próxima sexta-feira (19). O espaço cultural vai receber o nome do escritor e sociólogo Fernando Canto, em homenagem à sua contribuição para a cultura amapaense.
A homenagem foi oficializada por meio do Projeto de Lei Complementar nº 018/2025, enviado à Câmara Municipal de Macapá na sexta-feira (12) pelo prefeito Dr Furlan (MDB).
A proposta atende a um pedido do vereador Marcelo Dias (PRD) e reconhece o legado de Fernando Canto na valorização da cultura do Amapá.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
Fernando Canto nasceu em Óbidos (PA), em 29 de maio de 1954. Foi sociólogo, professor doutor da Universidade Federal do Amapá, poeta, cronista, contista e músico.
Presidiu a Academia Amapaense de Letras, integrou o Conselho Editorial do Senado Federal e foi membro da Academia Artística e Literária de Óbidos. Também fundou o Grupo Pilão e publicou mais de 18 livros. O escritor faleceu em 2024.
Fernando Canto faleceu em 2024
João Canto/Arquivo Pessoal
Artistas locais consideram o novo teatro uma conquista importante para a cultura de Macapá. O espaço vai permitir a realização de projetos em diversas áreas artísticas e ampliar o acesso da população às produções culturais da cidade.
A programação de inauguração terá a presença do tenor Thiago Arancam. No sábado (20), o novo espaço contará com a apresentação do Bar Caboclo.
LEIA TAMBÉM:
Conheça projeto do AP que ganhou o Prêmio LED 2025 por impacto social na educação nas periferias
Mudança da capital, ditadura e fé: os episódios pouco contados do Território Federal do Amapá
Associação indígena do Amapá vence prêmio global de sustentabilidade da ONU
Tenor Thiago Arancam estará na inauguração do Teatro Municipal de Macapá ‘Fernando Canto’
DIvulgação
A obra recebeu investimento de R$ 6,9 milhões, com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Sonize Barbosa e contrapartida da prefeitura de Macapá.
O projeto tem arquitetura moderna e elementos que remetem à Amazônia. A cobertura representa as ondas do Rio Amazonas, e a fachada em forma de canoa homenageia as comunidades tradicionais da região.
O teatro terá área de 1.076 m² e capacidade para 358 pessoas. A estrutura inclui palco, mezanino para 30 lugares, foyer, plateia com 108 cadeiras e arquibancada para 220 pessoas. O espaço será acessível e contará com estacionamento.
O prédio fica no centro da cidade, na esquina da Avenida FAB com a Rua Cândido Mendes.
Obra do Teatro Municipal de Macapá
PMM/Divulgação
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: