Theresa Walcacer, jornalista pioneira de telejornais da Globo, morre no Rio


A jornalista Theresa Walcacer
Renato Velasco/Memória Globo
Morreu na madrugada desta quinta-feira (9) a jornalista Theresa Walcacer, pioneira dos principais telejornais e programas jornalísticos da TV Globo, como Jornal Nacional, Jornal Hoje e Globo Repórter. Ela também trabalhou na GloboNews. Ela faleceu em casa, no Rio de Janeiro, por problemas cardíacos crônicos.
Maria Theresa Tostes Walcacer nasceu em Manhumirim, em Minas Gerais, em 1944. Ela cursou filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), de onde se transferiu para a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
“O papel do jornalismo é esclarecer e traduzir os fatos com as ferramentas que a gente tem de texto e imagem. É apurar e dar a informação com a maior clareza possível”, afirmou Theresa em entrevista ao Memória Globo.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Em 1971, ela foi contratada pela TV Globo como pesquisadora.
“Eu vim para a Globo no dia primeiro de julho de 1971, para um pequeno departamento de pesquisa do jornalismo. Era um mezanino no final do corredor do terceiro andar, onde ficava seu Álvaro e seu Chico – que já morreram. Eram bons pesquisadores. Havia uma pilha de pequenos rolos de filme, aquele óptico, negativo com óptico. E eu fiquei trabalhando ali”, disse Theresa sobre o começo do trabalho na Globo.
Theresa Walcacer nos bastidores do Jornal da Globo
Acervo/Globo
Aos poucos, Theresa passou a contribuir também para o Jornal Nacional, participando de coberturas importantes como a morte do líder soviético Nikita Kruschev e a da queda do elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro.
Ao longo dos anos, ela contribuiu para o Jornal Hoje, Jornal da Globo e Globo Repórter.
(Confira abaixo a jornalista Theresa Walcacer falando sobre as crônicas de Rubem Braga no Jornal Hoje na década de 1970)
Webdoc jornalismo – Jornal Hoje: Crônicas de Rubem Braga (1975)
Além da TV Globo, ela trabalhou na Revista Pais & Filhos, Geográfica Universal, no Jornal do Brasil, na Funarte e na TV Manchete.
Theresa também foi gerente da Fundação Roberto Marinho, diretora-geral do programa Globo Ciência e no programa Papo com Armando Nogueira, do canal SporTV.
Na GloboNews, ela foi editora do Starte, programa de cultura do canal, até o ano de 2013.
Theresa deixa dois filhos e cinco netos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *